O estudo Worldwide Quarterly PC Tracker, da IDC indica que neste trimestre as vendas de PCs em todo o mundo devem crescer 16,7 por cento, o que totaliza 269,8 milhões de unidades vendidas ao longo de todo o ano de 2007.



Os valores estimados constituem um resultado positivo face aos obtidos no último ano. No último trimestre de 2006 o crescimento do mercado foi de apenas 7,9 por cento e o anual de 10,1 por cento. Este ano, o crescimento anual deverá ser de 14,6 por cento, estima a IDC.



A adopção de portáteis foi um dos factores chave para o sucesso das vendas observadas ao longo de 2007. Só no terceiro trimestre deste ano, as vendas mundiais de laptops aumentaram 37 por cento, o que corresponde ao avanço mais rápido na última década.



Os mercados internacionais também contribuíram para o desenvolvimento do sector. Depois de alguns anos com um crescimento brando, os mercados fora dos Estados Unidos e Japão perfizeram 68 por cento do total de vendas de PCs no terceiro trimestre.



A IDC indica que a quebra dos preços dos equipamentos, as opções de conectividade oferecidas e os acessos de banda larga estão entre os principais factores que levam os consumidores a comprar novos equipamentos, embora as atenções se voltem cada vez mais para os portáteis.



Notícias Relacionadas:

2007-12-03 - HP mantém liderança do mercado mundial de PCs no 3º trimestre