O mercado mundial de PCs voltou a crescer a dois dígitos entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo reportam as principais consultoras. A Gartner e a IDC avançam respectivamente acréscimos de 10,9 e 14,7 por cento para o último trimestre do ano passado.Os valores diferem porque os métodos de medição utilizados são igualmente diferentes.




Face a 2003, os valores registados em 2004 mostram crescimentos de 14,7 para as 177,5 milhões de unidades, diz a IDC, e de 11,8 por cento, para os 189 milhões de unidades, segundo a Gartner.




Ambas as consultoras atribuem os crescimentos verificados a um aumento das vendas de computadores portáteis, assim como a um maior consumo por parte do mercado empresarial, tanto por PMEs, como empresas de maior dimensão, que parecem ter iniciado finalmente um ciclo de substituição das máquinas obsoletas.




Apesar da descida dos preços, as receitas para a indústria dos PCs também acabou por crescer, visto que a maior parte dos computadores vendidos foram portáteis, mais caros que os desktops. Em 2003, as vendas tinham aumentado 11 por cento, mas as receitas permaneceram nos 175 mil milhões de dólares, de acordo com a IDC.




Entre as fabricantes, salienta-se a prestação da Dell, que reforçou a sua liderança, tanto globalmente como nos EUA, e a Acer, que conseguiu chegar ao grupo das cinco primeiras e viu as suas vendas crescerem 34 por cento mais rápido do que as suas rivais.




As vendas da Dell aumentaram 21,1 por cento globalmente no quarto trimestre, conferindo-lhe uma quota de mercado de 17 por cento, segundo a IDC. Em termos anuais, o crescimento foi de 23 por cento e a quota de mercado de 17,9 por cento.




Já a Hewlett-Packard, perdeu terreno nos Estados unidos, apesar das acções de promoção, enquanto em termos mundiais cresceu nove por cento em vendas no trimestre e 12 por cento no ano, avança igualmente a IDC, de forma mais lenta do que o mercado. A quota de mercado mundial está agora em cerca de 16 por cento.




Entretanto, a IBM manteve a terceira posição como fabricante mundial, tanto no trimestre como no ano, embora tenha perdido o mesmo lugar para a Gateway, depois da fusão com a eMachines.




Notícias Relacionadas:

2004-11-30 - Gartner prevê nova consolidação do mercado de PCs para 2007


2004-10-20 - Dell ultrapassa HP nas vendas de computadores pessoais


2004-08-17 - Gartner reduz previsões para venda de computadores em 2004