O mercado nacional de notebooks cresceu nos primeiros seis meses do ano 20 por cento para um total de 214.943 unidades vendidas, revelam números da IDC. No período, a HP reforçou a liderança no segmento passando de uma quota de 18,7 por cento para os 63,5 por cento, com 54.845 unidades vendidas. Os segundo e terceiro lugar da tabela de vendas continuam a ser ocupados pela Acer e pela Dell que já nos primeiros seis meses de 2006 ocupavam estas posições, embora com maior quota de mercado.



A Acer passou a controlar 16,7 por cento do mercado, num crescimento de 14,2 por cento, enquanto a Dell obteve uma quota de 14,6 por cento, fruto de um aumento nas vendas da ordem dos 1,8 por cento. A Acer vendeu no período perto de 36 mil portáteis, enquanto a Dell vendeu 31.277 equipamentos.



A Toshiba é o quarto fabricante com mais equipamentos vendidos, 27.301, garantindo quota de 12,7 por cento e um crescimento de 17,5 por cento relativamente a 2006.



O segundo maior crescimento de vendas foi registado pela Lenovo que passou a controlar 2,1 por cento do mercado, graças às 4.545 unidades vendidas. A maior queda - entre as 10 marcas mais vendidas - pertenceu à Fujitsu Siemens (13,6 por cento) que vendeu no período 9.271 portáteis, mantendo-se no sexta posição da tabela. A última posição de vendas é ocupada pela Sony que vendeu entre Janeiro e Junho deste ano 4.306 portáteis.



Notícias Relacionadas:

2007-08-16 - HP reforça liderança no mercado nacional de servidores

2007-07-19 - Portáteis impulsionam vendas mundiais de PCs no 2º trimestre