O mercado norte-americano de consolas de videojogos registou em 2002 ganhos de receitas em relação ao ano transacto, provando a sua vitalidade, indicou um estudo da empresa especialista na área de high-tech, In-Stat/MDR. Porém, o relatório "The Cycle Turns: Video Game Console Shipments & Revenue to Decline in 2003", mostra ainda que durante o ano de 2003 a tendência se deverá inverter.

As conclusões da In-Stat/MDR baseiam-se na evolução dita natural deste mercado. A empresa estima que este ano sejam vendidas duas milhões de consolas de jogos a menos do que os valores registados em 2002.

Na base deste decréscimo estão em grande parte as quebras nas vendas da PlayStation 2 (PS2) e da PSOne, da Sony. Quanto às vendas das suas rivais, Game Cube da Nintendo e Xbox da Microsoft devem aumentar em 2003, não chegando, no entanto, para compensar a quebra da Sony.

De acordo com o relatório, as empresas mais activas na área de consolas de jogos devem lançar a sua próxima geração de equipamentos na segunda metade de 2005, quando o mercado estiver em plena recuperaração, com os seus níveis de receitas atingirem em 2006 os mesmos valores de 2002. A nível geral, o In-Stat/MDR prevê grandes alterações no funcionamento deste mercado com a introdução da nova geração de consolas e a possibilidade de jogar online.

Notícias Relacionadas:
2003-11-11 - Microsoft reduz drasticamente preço da Xbox no Japão
2003-11-05 - Sony desvenda mais detalhes de nova consola portátil PSP