Entre abril e junho de 2011 foram vendidos em Portugal 216 mil PCs, menos 58,2 mil que em igual período do ano passado, segundo os dados mais recentes a IDC. Os valores representam uma quebra anual de 21,2%.



À semelhança do verificado no primeiro trimestre, a descida reflete a desaceleração da procura do mercado de consumo e do mercado empresarial, tendência que, segundo a consultora, se deverá manter durante o resto do ano.



"A crise económica principalmente e a procura crescente por dispositivos alternativos, como smartphones ou media tablets, estão a ter um impacto negativo no mercado de PCs", salienta Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal, acrescentando que "mesmo o regresso às aulas e o Natal não serão suficientes para devolver a vitalidade a este mercado", tendo em conta o contexto económico e das medidas de restrição orçamental,.



A venda de portáteis, que continua a representar a maior fatia do mercado de PCs (83%), teve uma quebra de 19,2%, com 179,3 mil unidades vendidas. Os computadores desktop com apenas 36,7 mil unidades vendidas apresentaram uma quebra acentuada de 29,9% face ao mesmo trimestre do ano transato.



O mercado de consumo, apesar da quebra de 20,7%, continua a ser o grande dinamizador das vendas de PCs em Portugal, com a absorção de 152,2 mil unidades. No mercado empresarial o número de computadores pessoais comercializados desceu 22,4%, ficando nas 63, 8 mil unidades.



No que diz respeito às fabricantes, o ranking geral do segundo trimestre é liderado pela HP, com 47,1 mil unidades vendidas, valor que representa uma quebra de 14,3% relativamente ao mesmo período do ano anterior. A quota de mercado baixou para os 21,8%.



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A contrariar a tendência de quebra deste top, a IDC destaca o crescimento da JP Sá Couto, da Samsung e da Lenovo.



A ocupar a terceira posição, a empresa nacional JP Sá Couto aumentou as suas vendas em 74,4% o que correspondeu a 41,1 mil unidades vendidas. A Samsung cresceu 170,8% e ocupa a quinta posição com 15,1 mil unidades vendidas. A Lenovo, na décima posição com 1,8 mil unidades vendidas, cresceu 5,8%.



Olhando às diferentes categorias de produto, a Toshiba arrecada a primeira posição nos portáteis com 41,8 mil unidades vendidas no segundo trimestre de 2011. A quota de mercado está agora nos 23,3%, depois de ter registado uma quebra nas vendas de 14,9%. A JP Sá Couto, no segundo lugar, cresceu 67% com as vendas a atingirem as 37,5 mil unidades.



Samsung (5ª posição), Dell (9ª posição) e Lenovo (10ª posição) viram as suas vendas aumentarem, enquanto com as fabricantes HP, ASUS, Acer Group, Apple e Sony sucedeu o inverso.



Relativamente aos desktop, a HP ocupa a primeira posição com 14 mil unidades vendidas, mas com uma quebra de vendas de 15,4% face ao segundo trimestre de 2010. A Dell na segunda posição teve uma redução de 34%, com apenas 4,6 mil unidades vendidas. A JP Sá Couto, na terceira posição, é a única fabricante a crescer nos computadores de secretária (228,2 %), com 3,5 mil unidades vendidas.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico