A Meta e a Microsoft disponibilizaram o modelo de linguagem Llama 2 em formato open-acess, para que todos possam beneficiar e utilizar a tecnologia de inteligência artificial. A empresa de Mark Zuckerberg acredita no potencial da IA generativa para ajudar as pessoas, abrindo-se uma nova era de oportunidades económicas e sociais e com o Llama 2 pretende dar aos criadores e empresas novas formas de expressão. O objetivo é que tanto as empresas, como empreendedores ou investigadores possam ter acesso às ferramentas que de outra forma seria difícil de as construir sozinhos.

O acesso aberto é considerado pela Meta como o caminho mais seguro, uma vez que as comunidades de investigadores e developers podem testar e identificar os problemas das tecnologias mais rapidamente. E ao ver como essas ferramentas são utilizadas por outras pessoas acaba por beneficiar a própria Meta, permitindo às suas equipas aprenderem, melhorarem e corrigirem as vulnerabilidades, refere a empresa.

A tecnológica dá o exemplo de como muitos dos grandes modelos de linguagem, como o Falcom dos Emirados Árabes Unidos, estão a ser utilizados pelas empresas como “ingredientes principais” para novas experiências de IA generativas. E o seu próprio modelo, o Llama 1 teve mais de 100 mil solicitações de acesso, um número que surpreendeu a Meta.

Llama 2

É nesse sentido que o Llama 2 é lançado de forma gratuita para investigadores e para utilização comercial. Este inclui pesos de modelo e código inicial para o modelo pré-treinado e versões de conversação ajustada. A Microsoft foi escolhida como parceira da Meta para a comercialização do Llama 2, que passa a estar também no catálogo de modelos de IA do Azure, para que os seus developers aproveitem as ferramentas nativas da cloud para a filtragem de conteúdo e recursos de segurança. O modelo de IA foi otimizado para ser executado localmente no Windows, ajudando a manter o fluxo de trabalho contínuo. Também é possível aceder ao Llama 2 através do Amazon AWS, Hugging Face e outros fornecedores.

Depois de anteriores colaborações, a Meta e a Microsoft reforçam a parceria de forma a sustentar uma abordagem de inovação aberta e fornecer um maior acesso a tecnologias de IA consideradas fundamentais para beneficiar os negócios à escala global. O objetivo é continuar a democratizar o acesso aos modelos atuais de IA e considera que as empresas estão entusiasmadas por criar novos produtos com o Llama 2. Os fornecedores de serviços cloud vão incluir o Llama 2 nas suas ofertas e as instituições que colaboram com a Meta vão fazer uma implementação segura e responsável de grandes modelos generativos, afirma a tecnológica.

Apesar dos benefícios dos grandes avanços da IA para a sociedade, existem também riscos associados, refere a Meta, afirmando estar empenhada para construir uma IA com responsabilidade, disponibilizando diversos recursos para ajudar quem utilize o Llama 2. Os modelos ajustados foram testados para gerar prompts contraditórias e facilitar o ajuste do modelo. Contratou especialistas para realizar testes adversários externos destes modelos ajustados para identificar lacunas de desempenho.

Além disso, a Meta compromete-se na transparência, com a explicação dos métodos de ajuste e avaliação, assim como a identificação de eventuais falhas, publicados em documentos. O guia da Responsabilidade foi também criado para indicar aos developers as melhores práticas para o desenvolvimento responsável e avaliações de segurança. Por fim, a Política de uso aceitável proíbe certos casos de uso do Llama 2, para que seja garantida uma utilização justa e responsável.

Os interessados podem aceder ao Llama 2 no website oficial.

A Defined.ai foi uma das primeiras empresas a anunciar o apoio à tecnologia Llama 2, assinando a declaração de apoio à abordagem aberta da Meta em relação à IA. A empresa promete contribuir com o avanço da inteligência artificial, na promoção da sua transparência, responsabilidade e colaboração entre os diversos players da indústria.

"Estamos muito orgulhosos de ter o nosso logótipo lado a lado com o destas gigantes da tecnologia e saber que estamos todos na mesma página. Ao abraçar a inovação aberta e disponibilizar o Llama 2 gratuitamente, estamos a incentivar a colaboração e a capacitar developers, de todo o mundo, a desbloquear o potencial do Large Language Model", disse Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai.

Nota de redação: Adicionada a informação sobre a Defined.ai. Última atualização 16h30.