Para tirar todas as potencialidades da nova versão do sistema operativo da Microsoft um PC deverá ter no mínimo 1Giga de memória RAM e uma placa gráfica que suporte o novo interface Aero do Windows Vista.



Isto significa que embora quase todos os PCs em utilização no mercado tenham capacidade para receber a nova versão do sistema operativo, apenas metade poderá tirar todo o proveito das novas funcionalidades.



A conclusão é de um estudo do Gartner Group disponibilizado recentemente com o objectivo de ajudar as empresas a prepararem-se para a chegada do Vista e adequarem as suas novas compras de equipamentos aos requisitos do sistema, ainda pouco detalhados pela Microsoft.



A consultora conclui que a maioria dos utilizadores actuais terão de instalar uma placa de vídeo que suporte o novo interface do sistema operativo (Aero), cita a imprensa internacional. É também necessário contar com pelo menos um chipset Intel 945G e um processador Pentium 4, aconselha a Gartner aos administradores de sistemas empresariais.



Ao nível da memória a consultora acrescenta que 1 Giga será um requisito mínimo para os utilizadores com necessidades de performance pouco exigentes, mas acrescenta que para suprir necessidades de performance adicionais deverão estar disponíveis pelo menos 2 GB.



Ao nível dos notebooks são também apontadas limitações, já que segundo a Gartner apenas os equipamentos com processador Core Duo, um chipset 945G e 1 Giga de RAM terão capacidade para receber a nova versão do sistema operativo.



Recorde-se que a Microsoft confirmou recentemente o adiamento na comercialização da nova versão do sistema operativo, remetendo o lançamento para Janeiro de 2007.



Muitos analistas não acreditam que esta seja uma data definitiva e alguns até defendem que um novo adiamento seria benéfico, sobretudo para os fabricantes de equipamentos. A Gartner, por exemplo, defende que atrasar novamente o Vista para Julho de 2007 permitiria vender mais um milhão de equipamentos, beneficiando do fim da época escolar.



Notícias Relacionadas:

2006-03-22 - Lançamento do Windows Vista atrasado para Janeiro do próximo ano