Navegar na Web enquanto se vê televisão, usa o telemóvel ou ouve rádio faz cada vez mais parte do quotidiano dos consumidores. E Portugal não parece ser exceção a esta predisposição crescente para a utilização de diversos meios em simultâneo.

Um estudo recente afirma que metade dos portugueses vê televisão enquanto navega na Internet e 48% ouve rádio ao mesmo tempo que usa a Web.

A análise, assinada pela Mediabrands, acrescenta ainda que 7% dos consumidores em território nacional recorre ao telemóvel para aceder à Internet enquanto vê televisão.

O fenómeno, que os especialistas designam como "multi-screening" - ou seja, o consumo, em simultâneo, de conteúdos por via de diferentes dispositivos - está cada vez mais implantado, garantem os analistas, que encaram os dados como uma prova de que os novos meios não vêm roubar espaço aos tradicionais.

"Os resultados deste estudo vêm contradizer a 'teoria' de que as plataformas online seriam uma ameaça para os meios 'tradicionais'. Pelo contrário, o estudo prova que afinal se complementam e que a dispersão da atenção do consumidor por diversas plataformas leva as marcas a desenvolver estratégias multicanal", afirma o diretor geral da Mediabrands, Alberto Rui, citado num comunicado de imprensa.

Muitos dos consumidores dividem a sua atenção entre dois ou mais dispositivos, "especialmente as audiências mais jovens que cresceram habituados ao uso de dois e três ecrãs", concluiu o Mediabrands Connections Panel. Ainda assim, Portugal fica atrás de países como os EUA no que respeita ao desempenho nesta matéria.

Nos Estados Unidos, a percentagem de consumidores que veem televisão e utilizam na Internet ao mesmo tempo situa-se nos 66%, sendo que 49% dos telespectadores usa o telemóvel para navegar na Web em simultâneo.

Em Portugal, o meio de comunicação que continua a ter maior atenção por parte dos consumidores é a TV, à qual dedicaram, em 2011, 234 minutos por dia. A Internet ocupou-lhes 108 minutos e a Rádio 107, como mostra o quadro fornecido com a análise, que reproduzimos abaixo.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes