O relatório 2025 Work Trend Index Annual Report da Microsoft revela as tendências sobre o trabalho e a forma como a inteligência artificial está a transformar as empresas e negócios, ao nível da revolução industrial ou a era da internet. “Esta transformação vai demorar décadas a mostrar toda a sua promessa que irá mudar a sociedade, tecnologia e economia”, como é apontado no comunicado.

O documento pretende ajudar a preparar os líderes e empregados para esta mudança. A principal diferença desta atualização anual sobre as tendências de contratação, é que o mais recente relatório já inclui insights sobre startups nativas de IA, assim como opiniões de economistas, cientistas e académicos sobre as mudanças que estão a acontecer. 82% dos líderes inqueridos dizem que este é um ano-chave para repensar aspetos da estratégia e operações de núcleo.

2025 Work Trend Index Annual Report
2025 Work Trend Index Annual Report Fonte: Microsoft

A inteligência artificial é referida como um bem essencial e durável, abundante, acessível e capaz de escalar mediante as necessidades das organizações. O estudo indica que 53% dos líderes dizem que a produtividade tem de aumentar, enquanto 80% do total da força de trabalho dizem ter falta de tempo ou energia para fazer as suas tarefas. E é preocupante o apontamento de que, em média, os funcionários são interrompidos para uma reunião, email ou outros a cada 2 minutos. Exatamente para preencher essas lacunas, 82% dos líderes esperam usar mão-de-obra digital para reforçar as equipas nos próximos 12-18 meses.

Baseado em dados do LinkedIn, as principais startups de IA estão a contratar em dobro em relação às grandes tecnológicas. E muito desse talento está a sair das grandes empresas de tecnologia para ficaram no mundo das startups, pelas oportunidades e pela maior inovação. Tal como se viu no fenómeno das “.com”, as regras do talento e competição estão a ser reescritas em tempo real, aponta o relatório.

Apesar dos clientes gostarem do “toque humano”, cabe às organizações decidir quando o humano e o trabalho digital superam a IA. Os agentes de IA podem preencher, mais uma vez, essa ponte, acelerando as decisões e execuções das tarefas, sem perder o toque humano. E é por isso que esses agentes de IA começam a crescer na força de trabalho e aponta-se o surgimento daquilo que é chamado de Agent Boss: alguém que constrói, delega e gere os agentes para ampliar o seu impacto e tomar o controlo da sua carreira na era da IA. E nos próximos cinco anos, 41% dos líderes esperam que as suas equipas sejam treinadas e 36% façam a gestão de agentes.

2025 Work Trend Index Annual Report
2025 Work Trend Index Annual Report Fonte Microsoft

Neste contexto, a Microsoft atualizou a plataforma Microsoft 365 Copilot com reforço nas ferramentas de IA e a colaboração dos agentes. “O Copilot é agora a janela para o mundo dos agentes, com novas capacidades para a próxima fase, com modelos mais avançados, memória adaptativa e com capacidade de raciocínio”, aponta a gigante tecnológica.

A nova atualização do Microsoft 365 Copilot introduz agentes de análise e investigação alimentado pelos modelos de raciocínio da OpenAI disponíveis aos seus clientes através do programa Frontier. A Microsoft tem agora uma nova loja de agentes, onde pode encontrar soluções de parceiros como o Jira, Monday.com e Miro.

O modo Create oferece uma ferramenta para gerar imagens com base no GPT-4o, desbloqueando as capacidades de design e criação de conteúdos para todos, para produzir rascunhos de marketing e materiais para as redes sociais, cabeçalhos para as newsletters, vídeos e outros. O Copilot Notebooks permite transformar as notas, documentos e outros dados em insights rápidos para tomar ações. Pode aceder às informações relevantes de gráficos, ficheiros, gravações de reuniões e outros. O Notebooks permite criar uma visão de áudio do conteúdo com dois anfitriões que destacam a informação em pontos-chave.

O Copilot Search é um novo motor de busca empresarial alimentado por IA que ajuda a encontrar rapidamente o que necessita, com respostas contextuais ao longo das apps e dados da organização. Pode ligar as aplicações essenciais, como o ServiceNow, Google Drive, Slack e outros. E o modo de controlo do Copilot permite à equipa de TI ligar, desligar ou bloquear agentes para utilizadores ou grupos específicos “para garantir que os agentes certos são usados por utilizadores certos”.