A Microsoft anunciou que pretende substituir os cabos de alimentação de 14,1 milhões de consolas Xbox em todo mundo, numa acção originada por algumas queixas por parte dos consumidores que apontam para danos materiais e físicos na utilização dos mesmos.



Ao que se indica em comunicado, à fabricante terão sido reportados 30 casos de falha nestes componentes que aparentemente causaram pequenos danos entre os utilizadores. Em sete situações, os consumidores relataram uma queimadura ligeira na mão, quando as restantes 23 se relacionaram com danos materiais, nomeadamente prejuízos causados por fumo ou pequenos danos em tapetes ou em equipamentos de som e/ou imagem.



A gigante da informática afirma que estes problemas que comportam um potencial de incêndio ocorreram em menos de 1 em cada 10.000 consolas e, em quase todas as situações, os danos causados limitaram-se ao interior da consola ou ao ponto onde o cabo de alimentação está ligado à consola e garante que esta é apenas uma medida de precaução e com o intuito de garantir a segurança dos consumidores.



"Não obstante a raridade destes incidentes, decidimos tomar esta medida de prevenção", afirma Robbie Bach, vice-presidente da divisão Home & Entertainment da Microsoft. "Pedimos desculpa pelo incómodo, mas acreditamos que oferecer aos consumidores um cabo de substituição gratuito é a solução mais responsável para esta situação".



Para encomendar um cabo de substituição, os consumidores devem aceder a www.xbox.com/pt e clicar em "Cabo de Substituição para a Xbox". Os cabos de substituição serão entregues entre duas a quatro semanas depois de efectuado o respectivo pedido, assegura a Microsoft, que aconselha os consumidores a desligar a sua consola da corrente sempre que esta não esteja em funcionamento, enquanto não receberem o novo cabo.



Os consumidores portugueses que não tenham acesso à Internet deverão contactar a Microsoft através do número azul 808223242. Poderão fazê-lo igualmente, em inglês, pelo número gratuito 800844441.



Na Europa Continental, o programa de substituição aplica-se a todas as consolas Xbox fabricadas antes de 13 de Janeiro de 2004, quando nas restantes regiões do mundo vale para as máquinas de jogos anteriores a 23 de Outubro de 2003.


Notícias Relacionadas:

2004-01-28 - Microsoft vende 3,7 milhões de consolas Xbox na Europa

2002-03-07 - Microsoft substitui e repara Xbox com defeito no Japão duas semanas após lançamento

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.