A Microsoft anunciou uma actualização do programa Windows Genuine Advantage para Windows Vista. Além de passar a permitir verificar a legalidade do software também na nova versão do sistema operativo, o programa passará a partir deste verão a disponibilizar um conjunto de novas ferramentas na área da segurança.



Em comunicado, a Microsoft detalha que a partir do verão vai disponibilizar um conjunto de novas ferramentas e aplicaçõs que permitem ao utilizador avaliar "não apenas o carácter genuíno da sua licença online, mas também em modo offline, para além de detectar malware e corrupção no código associadas às diferentes formas de pirataria".



Entre as funcionalidades Premium já disponíveis para os utilizadores do Vista que usam o programa e confirmam a autenticidade do seu software estão o acesso ao Windows Aero, Windows Defender ou Windows Readyboast.



O primeiro produto está reservado às versões superiores do Vista e foi criado para melhorar a interface visual do software e a navegação no ambiente de trabalho. O segundo remove ameaças de spyware, enquanto o terceiro permite aumentar a velocidade do PC através de um dispositivo de memória USB.



O WGA para Windows Vista tem um sistema de monitorização contínuo que na presença de software não legal dá ao utilizador um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Depois deste período o sistema entra em funcionalidade reduzida até ser utilizada uma chave que confirme a utilização de uma versão genuína do software.



Recorde-se que o Windows Vista para ser utilizado tem de tem de ser activado com êxito até 30 dias após a instalação com uma chave de produto genuína.



Notícias Relacionadas:

2006-10-06 - Windows Vista bloqueia acesso de utilizadores com software pirateado