A Microsoft anunciou ontem a estratégia de produto e a data de lançamento da nova versão do SharePoint Portal Server, uma solução para a construção de portais empresariais. O software de actualização, cuja data de lançamento está prevista para o meio de 2003, irá utilizar tecnologias de portais de aplicações do sistema operativo Windows .NET Server - baseado na infra-estrutura .NET - de forma a que funcionários com formação não-técnica possam criar por si próprios portais empresariais sem a ajuda de programadores de software.

Especificamente, a tecnologia de portais que será acrescentada ao Windows contêm Web parts, pequenos elementos de informação como email, notícias e relatórios de previsões de vendas, que podem ser combinados num site do tipo portal.

Por outro lado, o SharePoint Portal Server e o SharePoint Team Services - destinado ao desenvolvimento de serviços de colaboração - passarão a estar muito mais integrados. Desta forma poderão criar um ambiente unificado que liga os utilizadores a informação, aplicações empresariais e ferramentas de colaboração ao longo de toda a empresa.

No mercado de produtoras de software que permitem que as empresas disponibilizem aos seus funcionários um site central para aceder ao email, agendas e recursos empresariais (como dados relativos a vendas internas), bem como notícias e informação na Web, a Microsoft concorre com a BEA, IBM, Oracle, Sybase e Sun. O SharePoint integra a família de produtos de software de infra-estrutura de e-business .NET, que inclui a base de dados SQL Server 2000.

Com esta tecnologia de portais incorporada no Windows, os diferentes departamentos no interior de uma companhia poderão facilmente criar portais individuais para responderem às suas necessidades, bastando apenas apontar e clicar através de um browser da Web. O software de portais SharePoint irá continuar a existir como um produto isolado, mas também funcionará em conjunção com a tecnologia de portais que será acrescentada ao Windows.

O SharePoint Portal Server comercializado individualmente irá incluir um motor de busca e oferecer a capacidade de se integrar com a aplicação de negócios de uma empresa. O software também inclui tecnologia que permite que as empresas implantem áreas centrais para os funcionários, de forma a colaborarem em projectos, partilharem informação e administrarem os seus documentos.

Entre as melhorias adicionais, contam-se a personalização e integração com o Microsoft Content Management Server, com base na integração deste software com o SharePoint Portal Server 2001 Integration Pack que a Microsoft anunciou no dia 9 de Maio.

Notícias Relacionadas:
2002-05-10 - Microsoft integra Content Management Server e SharePoint Portal Server

2001-08-03 - Microsoft entra no mercado de software de gestão de conteúdos online
2001-01-09 - Microsoft prepara lançamento do SharePoint Portal Server

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.