Poderá ser ainda algo estranho para muitos utilizadores que acedem aos seus jogos através do Steam ou Epic Store. Mas a Microsoft também já tem o seu ecossistema para o gaming através da Xbox Game Bar. Trata-se da dashboard que integra a conta da Xbox One, como o perfil do utilizador, lista de amigos, achievements e claro, os jogos de PC da Microsoft acessíveis no computador. É através desta aplicação que se tem acesso ao Xbox Game Pass for Windows, reunindo assim todo o catálogo da empresa mediante a subscrição, que incluem jogos como Ori and the Will of Wisps, Bleeding Edge e proximamente Minecraft Dungeons e Gears Tactics.

A Microsoft tem vindo a trabalhar neste ecossistema e apresentou algumas mudanças interessantes, que incluem a possibilidade de adicionar widgets personalizados à Xbox Game Bar para o Windows. Os produtores e editoras passam a ter acesso à beta do SDK do sistema para que possam criar as suas apps. A Microsoft abriu inclusivamente uma loja de widgets inserida neste contexto, para que os utilizadores as procurem e instalem diretamente.

A popular aplicação XSplit disponibilizou ferramentas para os jogadores fazerem as suas streams sem recorrer a apps externas para comunicar com a audiência ou aceder a dados da transmissão. Também a Razer aderiu ao ecossistema e lançou dois widgets: o Cortex System Booster que permite aos jogadores fechar serviços e processos a correr em segundo plano para melhorar a performance dos jogos. E o Razer Gold, uma aplicação que funciona como carteira virtual para a sua própria criptomoeda.

Segundo é referido no seu blog, também a Intel vai lançar o seu próprio widget, ainda durante a Primavera, com informações técnicas do PC, assim como diferentes perfis de energia. A Microsoft procura agora convencer outras soluções de overlay a integrar a Xbox Game Bar para o Windows, como a NVidia e o Discord, a migrarem os seus sistemas para o ecossistema de gaming do Windows.

A Microsoft disponibiliza o SDK no seu website para os criadores de apps e widgets.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.