A Microsoft anunciou hoje a criação de uma ferramenta de colaboração online dirigida a particulares. O Office Live Workspace ainda só está disponível em versão beta mas permite já a pré-inscrição a um número restrito de utilizadores.
Esta nova ferramenta pretende trazer para o universo dos utilizadores particulares as ferramentas de gestão de equipas e edição de documentos Office já disponíveis para empresas, através do serviço Microsoft Office Live Small Business.
O Office Live Workspace tem acesso gratuito e permite ao utilizador concentrar num só lugar a produção e gestão de projectos e equipas, permitindo a colaboração online dos vários elementos envolvidos.
Cada utilizador terá à disposição 250 megabytes em espaço de armazenamento, ou o suficiente para guardar mil documentos Office, já que o serviço permite o upload de documentos Word, Excel e PowerPoint que posteriormente podem ser comentados. Também suporta a calendarização de objectivos e assegurada a hipótese de sincronização com o Outlook.
De salientar que este novo serviço se distingue de outras ofertas gratuitas acessíveis no mercado, como o Google Docs, já que para as funções de edição de documentos, o serviço pressupõe a presença do Microsoft Office no computador local.
O novo serviço é um sinal do esforço da Microsoft na oferta de serviços baseados na Web, face à concorrência do Google, mas também do equilíbrio frágil que a empresa de Redmond terá de manter entre serviços online e aplicações locais de forma a não canibalizar as vendas da sua divisão Office, a segunda mais lucrativa a seguir ao Windows.
Notícias Relacionadas:
2006-11-16 - Office Live deixa fase beta e apresenta-se como a nova ferramenta concorrente da Google
2006-07-12 - Windows Live com 20 serviços online até final do ano
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários