A Microsoft continua a impulsionar os seus esforços nas buscas online e depois de anunciar um acordo para o desenvolvimento de um centro de inovação orientado para as buscas empresariais, na Noruega, informa agora que irá estabelecer outros três novos centros de investigação na Europa.

Na sua visita ao velho continente, Steve Ballmer continua a anunciar planos adicionais para aumentar os investimentos em solo europeu e revelou que será aberto um novo Centro Europeu de Tecnologia e Investigação (Search Technology Centre), dedicado à melhoria das tecnologias de busca. A estrutura terá três centros de excelência, em Paris, Munique e Londres, e será um ponto-chave para os serviços de investigação e desenvolvimento de tecnologias em solo europeu.

O objectivo da empresa passa por aproveitar o know-how local e impulsionar a inovação com oportunidades de emprego que ajudarão a reinventar a experiência online e de investigação do consumidor europeu. Ao aumentar os investimentos existentes, a Microsoft pretende impulsionar o crescimento da inovação e da economia do conhecimento europeia, explica a empresa em comunicado.

O STC vai-se unir ao alinhamento de mais de 40 centros de investigação e desenvolvimento da Microsoft, incluindo o laboratório de investigação internacional da empresa em Cambridge, os centros de desenvolvimento de Dublin, Copenhaga e Oslo, assim como aos dois mil investigadores e engenheiros que a empresa já comanda na Europa.

O Centro de Tecnologia e Investigação será dirigido por Jordi Ribas, que ocupará o cargo de director-geral do grupo empresarial Microsoft Connected TV, do qual já foi responsável.

O anúncio da Microsoft segue outros investimentos regionais já efectuados pela companhia em solo europeu, entre os quais, a compra da Multimap, empresa britânica especializada em mapas, da Ciao (alemã) e da Fast, companhia norueguesa de tecnologias de buscas empresariais.

Os serviços online da Microsoft na Europa serão suportados num futuro próximo pela conclusão do negócio de 500 milhões de dólares, referente ao European Data Centre de Dublin.