A Microsoft anunciou
recentemente o alargamento de um programa que disponibiliza o acesso ao
código-fonte para o seu sistema operativo Windows CE, permitindo que as fabricantes de dispositivos e semicondutores e os integradores de sistemas efectuem alterações ao código que poderão ser utilizadas em produtos comerciais.

O Windows CE é um sistema operativo embedded para dispositivos como PDAs, computadores de bolso, smarth phones, telefones de voz sobre IP e equipamento automatizado industrial. Nos termos do actual programa de Shared Source, os parceiros da Microsoft poderiam consultar apenas uma parte do código-fonte do Windows CE com vista a corrigir bugs ou ajudá-los a compreender o funcionamento interno da plataforma e não tinham permissão para modificar o código de modo a ser utilizado em produtos comerciais.

Nos termos do programa agora anunciado, denominado Programa de Licenciamento Premium de Shared Source para o
Windows CE
(CEP), os fabricantes de dispositivos poderão adaptar o
software às suas necessidades e desenvolver produtos mais
diferenciados. Por outro lado, o acesso ao código-fonte possibilita que estas empresas disponibilizem à Microsoft sugestões mais informadas e rigorosas para melhorar o sistema operativo.

Alguns analistas consideram que o objectivo da gigante de software para a introdução deste programa visa tornar o Windows CE mais competitivo face às versões embedded do Linux e livrá-la de quaisquer futuras acusações de comportamento monopolístico. Por outro lado, relembram que a Palm tem seguido esta estratégia já desde à alguns anos no mercado dos PDAs, assim como a QNX no mercado embedded.

Este programa alargado não se aplica ainda, contudo, aos sistemas operativos Pocket PC e Smartphone da Microsoft, embora estas plataformas se baseiem no Windows CE. Deste modo, a HP, por exemplo, não pode alterar o sistema operativo Pocker PC empregue no seu PDA iPaq. Actualmente, de acordo com responsáveis da Microsoft, não existem planos para alargar o programa a outros sistemas operativos.

A ARM, BSquare, Hitachi, Mitsubishi, MIPS Technologies e Samsung já estão a tirar partido deste programa e a Microsoft espera atrair outras fabricantes e integradores de sistemas. A Hitachi já modificou o Windows CE de modo a utilizá-lo no seu Net-PDA. A iniciativa Shared Source da Microsoft foi lançada em Julho de 2001. Ao contrário do software open source, o código-fonte das suas aplicações não é distribuído gratuitamente e de modo generalizado. Por outro lado, a empresa não requer que as suas parceiras divulguem publicamente as alterações e melhorias que efectuaram ao seu software.

Notícias Relacionadas:
2001-07-24 - Microsoft divulga código fonte de Windows CE 3.0