A Microsoft estendeu à Rússia o programa Microsoft Windows Starter Edition, desenhado para países em vias de desenvolvimento. Mais limitada que a versão standard do XP, esta edição é colocada no mercado a preços mais reduzidos, por acordo com os governos locais que estendem as negociações a fabricantes de equipamentos no sentido de poder disponibilizar às famílias acesso ao PC a custos compatíveis com o seu nível de vida.



Enquanto promove o acesso à informática em países com nível de vida baixo, a Microsoft garante também a penetração em mercados de elevado potencial pela sua densidade populacional e apetência tecnológica.



O programa foi apresentado em Agosto deste ano e numa primeira fase envolveu apenas países asiáticos (Malásia, Tailândia e Indonésia) com características semelhantes à Rússia no potencial de desenvolvimento e no número de habitantes. A breve prazo um quinto nome deverá juntar-se à lista, de acordo com a comunicação oficial da empresa.



Dirigido a utilizadores sem experiência na utilização de desktop PCs, a versão do sistema operativo será colocada à venda no início do próximo ano.



Integram esta edição as principais funcionalidades do Windows, incluindo email, acesso à Internet, messenger e software de segurança, assim como pré-configurações de gestão da informação que facilitam o uso do sistema a principiantes. O pacote inclui ainda vídeos explicativos.



O gigante norte-americano está também a desenvolver um conjunto de iniciativas paralelas dirigidas a parceiros locais e governos que facilitam o acesso à tecnologia em países menos desenvolvidos, nomeadamente incentivando ao desenvolvimento de aplicações sobre o Windows, o que nos próximos anos deverá duplicar o número de línguas disponíveis para o sistema operativo de 40 para 80.



Notícias Relacionadas:

2004-08-11 - Lançamento da versão "lite" do Windows XP agendada para Outubro

2004-06-30 - Bill Gates considera versão reduzida do Windows para cativar governos asiáticos