Depois de recentes alertas para falhas de segurança do Internet Explorer e do Windows, a Microsoft veio agora a público dar conta da existência de vários problemas de segurança que estão a afectar muitas das suas aplicações Office. A mais grave destas falhas, denunciada pelo boletim de segurança da empresa, foi detectada no software Visual Basic for Applications (VBA) e pode permitir a alguém mal intencionado penetrar num sistema mais vulnerável.

Segundo o mesmo documento veiculado pelo site da empresa de Bill Gates, esta falha permite que os "intrusos" possam criar um documento com uma aplicação VBA que "inunde" a memória buffer e depois faça correr outro código. Esta falha afecta as versões mais recentes de aplicações Office que suportem scripting VBA, nomeadamente as versões 97, 2000, 2002 do Access, Excel, PowerPoint e Word.

Entretanto a Microsoft incitou publicamente os seus utilizadores a aplicar os respectivos códigos de correcção, que entretanto disponibilizou para o efeito no seu site oficial, de forma a que estes protejam as suas máquinas de possíveis ameaças.

Notícias Relacionadas:
2003-08-21 - Microsoft alerta para três falhas críticas no Internet Explorer e Windows