De forma a juntar as suas várias ofertas para dispositivos móveis numa única marca, a nova versão da plataforma Pocket PC que a Microsoft acaba de lançar chama-se Windows Mobile 2003 for Pocket PCs. Para assinalar a introdução do novo sistema operativo, várias fabricantes de PDAs estão a planear novos modelos que tiram partido das funcionalidades melhoradas de segurança e multimédia.

A nova marca Windows Mobile também será empregue no sistema operativo da Microsoft para telemóveis, que será conhecido pelo nome Windows Mobile for Smartphones. Inicialmente, a gigante de software possuía apenas uma marca - Windows CE - para dispositivos móveis, mas mais tarde pretendeu posicioná-la como uma plataforma para aparelhos embedded como set-top boxes e máquinas registadoras.

O software Windows Mobile for Pocket PCs assume-se como o sucessor do Pocket PC 2002, embora não se possa considerar como uma actualização essencial. Contudo, para além de fornecer várias pequenas melhorias, existe ainda a possibilidade de se efectuar o seu download para alguns dispositivos Pocket PC 2002.

A edição Pocket PC do Windows Media melhora o suporte da plataforma para as mais recentes tecnologias móveis. O acesso a redes sem fios foi actualizado, passando a incorporar suporte nativo Bluetooth e ligação e detecção automática a redes locais wireless Wi-Fi. A Microsoft também acrescentou suporte para teclados acoplados e integrou componentes do Windows Media Player 9 na plataforma, juntamente com uma melhor organização e armazenamento de fotografias ao nível de equipamentos digitais.

Para além disso, foi também acrescentado ao sistema operativo compatibilidade com o Exchange Server 2003 e algumas funcionalidade do Microsoft Plus Digital Media Edition para o Windows XP.
Assim, por exemplo, é possível sincronizar automaticamente ficheiros de
música no formato WMA ou visualizar filmes criados com base em imagens
paradas. Os utilizadores poderão ainda beneficiar de uma pesquisa melhorada da agenda e livro de contactos.

Salientado a capacidade da plataforma de responder às necessidades de
computação empresarial e serviços Web, a Microsoft afirmou que o novo Pocket PC se baseia no Windows CE .Net 4.2 e inclui a .Net Compact Framework na memória ROM. O sistema oferece ainda um cliente de Virtual Private Network (VPN). O Pocket Internet Explorer suporta XHTML, Cascading Style Sheets (CSS), HTML 4.0 e outros padrões da Web, o que permite aceder a mais conteúdos online.

Entre as empresas que anunciaram já novos dispositivos baseados no Windows Mobile 2003 for Pocket PCs contam-se a Toshiba, Dell, HP, Fujitsu-Siemens. A Gateway, JVC, Panasonic e Legend Group irão
disponibilizar PDAs com a nova plataforma até ao final do ano.

Notícias Relacionadas:
2001-10-04 - Microsoft lança oficialmente Pocket PC 2002
2001-09-06 - Microsoft revela Pocket PC 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.