Os projetos podem por vezes ser tão complexos que não se sabe por onde começar. E a IA pode ser uma ajuda preciosa para encaminhar nas etapas das tarefas. É neste contexto pessoal que a Microsoft anunciou os AI Companions para o Copilot, ou seja, companheiros de IA construídos para as necessidades individuais de cada pessoa.

Com a permissão do utilizador, o Copilot passa a lembrar-se sobre os assuntos que falou, aprendendo com os gostos e as coisas que não gosta, assim como outros detalhes da sua vida, como por exemplo, o nome do cão, os projetos que está a trabalhar, compreendo melhor o utilizador no contexto da sua vida. Este mostra depois ajudas mais dinâmicas, criado uma espécie de nova relação com a tecnologia.

Veja o vídeo:

Basicamente, a mensagem que a Microsoft pretende passar é que cada pessoa pode ter uma espécie de canivete-suíço no bolso de especialistas em qualquer assunto que pretenda saber. Utilizando o Deep Research tem um investigador de classe mundial para trabalhar. Com o Shopping um parceiro de compras sempre pronto a encontrar os melhores produtos e promoções.

Com o Actions pode aliviar tarefas tais como procurar bilhetes para um concerto ou encontrar a melhor rota para casa. Este é basicamente um agente de IA que trabalha com serviços externos como o Tripadvisor, OpenTable, Booking, etc.

A Microsoft tem uma nova aplicação para o Windows e o sistema Copilot Vision para Mobile, para que a IA possa ver aquilo que o utilizador vê, para responder em tempo real às suas necessidades.

A câmara do smartphone pode ser utilizada pela IA para interagir com o mundo em tempo real. Através da app do Copilot para mobile, este pode dar informações ou mesmo ideias. Por exemplo, apontar a uma planta de um vaso que desconfie estar doente e a IA pode examinar e sugerir ações. Pode olhar para o escritório e dar sugestões para decoração.

Veja na galeria imagens do Copilot:

A Microsoft diz que a nova aplicação nativa do Windows permite chamar o Copilot enquanto trabalha entre múltiplas aplicações, abas do browser ou ficheiros. Através do Copilot vai poder pesquisar, mudar definições, organizar ficheiros ou colaborar em projetos sem estar a saltar entre aplicações. Pode ler o ecrã e interagir com o conteúdo. A aplicação nativa do Copilot para o Windows está disponível a partir de hoje. Já o Vision vai ser lançado nas próximas semanas em teste para os utilizadores do Windows Insiders.

O Pages e o Podcasts são outras novas funcionalidades do Copilot, o primeiro para organizar os rabiscos e pensamentos escritos em textos elaborados. O segundo para transformar conteúdos em formato de áudio em Podcast para absorver melhor a informação.

A pesquisa do Copilot Search no Bing também foi atualizada, cruzando informações de vários websites antes de oferecer uma resposta, listando depois as fontes na resposta. A Microsoft diz que as novidades chegam a partir de hoje, expandindo durante as próximas semanas e meses a todos os utilizadores, mediante a plataforma, mercado e língua.