A Microsoft, a America Online e a Yahoo anunciaram que pretendem avançar com a interoperabilidade dos três serviços de instant messaging para utilizadores profissionais. Segundo as empresas, ainda este ano o Microsoft Live Communications Server (LCS), aplicação que oferece o IM aos utilizadores profissionais da Microsoft, permitirá a ligação aos restantes serviços de messaging, avança a C|Net.



Para que a interoperabilidade seja possível a Microsoft vai pagar às duas empresas concorrentes um fee que garante o acesso directo aos servidores de IM das duas empresas concorrentes. Por explicar ficou o modelo de negócio definido, que poderá assentar num pagamento por número de utilizadores ligados ou outro.



A compatibilidade dos serviços não transporta funcionalidades de um para outro, mas permite que o cliente que usa a tecnologia LCS e acede aos três IMs possa ter uma única listagem com todos os seus contactos.



As três empresas contam lançar o serviço, primeiro numa base experimental no final do ano, depois do lançamento do LCS 2005, guardando o lançamento oficial para a primeira metade do próximo ano.



O anúncio já suscitou alguns comentários por parte de analistas e indústria que consideram poder ser esta uma forma de aumentar o peso das aplicações IM no mundo empresarial, já que muitas empresas proibiram o uso destas ferramentas por questões de segurança, ou as próprias empresas se retiraram do mercado alegando que uma refocagem nos utilizadores públicos, como fez a Yahoo recentemente.




As tentativas de uniformização dos serviços de IM não são novas, mas até à data nenhuma das experiências foi bem sucedida.



Notícias Relacionadas:

2003-06-05 - AOL e Microsoft alargam aliança para compatibilidade no Instant Messaging


2002-10-17 - Empresas financeiras criam associação para promover padronização de Instant Messaging