O Microsoft Project, produto de gestão de projectos empresariais da Microsoft, acaba de ser actualizado e a produtora de software decidiu organizar hoje, nas suas instalações em Portugal, uma apresentação destinada à comunicação social com vista a explicar as novidades introduzidas nesta nova versão.



Ao passo que a edição anterior se concentrava sobretudo na gestão de portfólios baseados em servidores, este Project 2002 está mais virado para a agilidade empresarial e para a interactividade e colaboração entre os funcionários da empresa, tirando partido da infra-estrutura .NET, segundo Paulo Neves, gestor de produto da Microsoft.



Para além das duas principais versões, o Project Standard - destinado ao utilizador individual - e o Project Professional - vocacionado para organizações que pretendem implementar uma gestão de projectos que abranja toda a estrutura da empresa -, o software servidor Project Central que vinha incluído no Project 2000 passou a denominar-se Project Server e a ser comercializado separadamente do produto para estações de trabalho.



O novo Project Server abarca todas as funcionalidades de colaboração em equipa do anterior Project Center, como os horários e actualizações de estado, relatórios, as vistas de portfólio e de projecto, assim como o suporte e interacção com as funcionalidades de gestão de projectos empresariais do Project Professional.



Através da tecnologia de SharePoint Team Services, a Microsoft obteve melhorias a nível da colaboração de forma a sustentar a ligação de documentos e problemas a projectos e tarefas. Para terem acesso ao Project Server, os membros das equipas de projecto precisam apenas de utilizar o seu browser.



Em relação ao Project Standard, que possibilita uma gestão simplificada e intuitiva, se utilizado em conjunto com o Server, permite todas as funcionalidades de colaboração entre os participantes num projecto. Mas caso seja empregue isoladamente, apenas permite obter colaboração através do envio de mensagens de correio electrónico.



Quanto ao Project Professional, para além de possuir todas as funcionalidades da versão Standard, inclui ainda ferramentas de gestão de projectos empresariais como a análise de portfólios. Contudo, estas capacidades empresariais só estarão disponíveis quando o Professional for utilizado em conjunto com o Project Server.



Entre as novas características presentes no Project 2002, contam-se o guia de projectos - que permite criar e gerir facilmente planos de projecto, contendo instruções interactivas passo-a-passo e podendo ser personalizado -, o Interface Project Web Access - um interface gráfico baseado na Web - e os recursos genéricos - que possibilitam atribuir e substituir recursos baseados nas aptidões necessárias, mediante a definição e gravação dos perfis de aptidões como recursos genéricos.


Notícias Relacionadas:

2001-07-06 - Microsoft lança edição especial do Word para Mac