A Microsoft juntou-se a um grupo com poder de voto no processo de normalização da norma OpenDocument Format (ODF), candidata a standard internacional para os documentos Office e para o software que permite criar e manusear esse tipo de ficheiros.



Com a adesão ao grupo V1 Text Processing: Office and Publishing Systems Interface, integrado no International Committee for Information Technology Standards (INCITS) a Microsoft passa a estar envolvida no processo de normalização do standard que será da responsabilidade da International Organization for Standardization (ISO), já que aquele organismo tem como missão recomendar que tecnologias devem tornar-se normas ISO e o grupo que o integra detém responsabilidades directas nos formatos de documentos Office.



Recorde-se que o formato OpenDocument é apoiado por várias empresas concorrentes da Microsoft como a Sun ou a IBM que integram uma aliança recentemente anunciada com o objectivo de trabalhar no sentido de promover a adopção do formato como norma internacional.



À data de apresentação da aliança, o grupo de empresas fundadoras admitiu desde logo a colaboração de outras companhias no projecto. A posição da Microsoft era aguarda com alguma expectativa já que a empresa desenvolveu o seu próprio formato designado Office Open XML, entretanto também submetido à aprovação ISO.



Notícias Relacionadas:

2006-03-03 - OpenDocument Format Alliance promove utilização de formato aberto na digitalização de documentos

2004-09-01 - OASIS assume desenvolvimento da norma DCML

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.