A Microsoft confirmou recentemente que está a preparar uma versão beta do Office 2003 que não estava inicialmente prevista e que deverá ser lançada em Junho, antes de finalizar o desenvolvimento do produto, informou a C|NET. Segundo a companhia, esta versão destina-se a oferecer aos seus clientes a oportunidade de experimentarem as mudanças efectuadas ao software como resultado das sugestões que disponibilizaram após os primeiros testes.



O lançamento não deverá ser uma versão de testes completamente nova, constituindo em vez disso, de acordo com a gigante do software, numa renovação do segundo lançamento beta para testes. Esta alteração de planos irá ter como consequência o atraso do lançamento da edição comercial da suite de software de produtividade para o terceiro ou mesmo quarto trimestre do ano.



A companhia afirmou que mais de 600 mil pessoas estão a testar a segunda versão beta do software, o que representa mais do dobro do número de utilizadores de versões de testes para qualquer edição anterior da suite. A distribuição da nova versão de testes não iria conceder tempo suficiente à Microsoft para testar adequadamente o software dentro do tempo para a data prevista para o início da comercialização da edição definitiva, isto é, o início do Verão.



Assim, a empresa de Bill Gates afirma que o Office 2003 deverá chegar no final do Verão, uma data que também é passível de ser alterada. Os analistas consideram que a nova versão de testes indica que o produto, desenvolvido com o nome de código de Office 11, poderá apenas chegar em Outubro ou Novembro.



A Microsoft não indicou mais detalhes sobre que tipo de melhorias estão a ser feitas ou que sugestões é que os utilizadores deram. A versão renovada deverá começar a ser distribuída mais para o final deste trimestre, provavelmente na página beta do Office criada pela Microsoft. A beta 2 do Office 2003 foi anunciada no início de Março. A produtora adianta que esta versão recebeu o dobro de sugestões habitualmente originadas.



A primeira versão beta do Office 2003 começou a ser distribuída no Outubro do ano passado a alguns milhares de utilizadores de testes, muitos dos quais funcionários da própria companhia. A maior parte das aplicações contidas nesta actualização do pacote de ferramentas de produtividade irá ter um aspecto e funcionamento semelhante às actuais. Contudo, por baixo do interface gráfico existem algumas grandes alterações, situando-se o suporte da linguagem XML e um conjunto melhorado de ferramentas colaborativas entre as mais importantes.


Notícias Relacionadas:

2003-03-10 - Microsoft distribui oficialmente segunda versão beta de Office 2003

2003-03-06 - Nova versão beta do Microsoft Office 2003 prestes a ser lançada

2002-10-23 - Microsoft inicia testes de versão beta do Office 11