A Microsoft deu ontem a conhecer duas novas vulnerabilidades no sistema operativo Windows, representativas de risco para os seus utilizadores, e apontou para a possibilidade de existência de uma terceira, que ainda está a ser analisada. A gigante norte-americana anunciou ainda o lançamento do Windows OneCare Live, uma solução que marca a sua entrada no mercado anti-vírus.



Um dos problemas de segurança mencionados está relacionado com a forma como as versões mais antigas do Internet Explorer lidam com imagens mal formadas do Windows Meta File nas edições Millennium e 2000 do sistema operativo Windows.



As falhas existem apenas no IE 5.01 com o Service Pack 4 do Windows 2000 e no IE 5.5 com o Service Pack 2 do Windows ME e os utilizadores poderão ser afectados ao verem imagens maliciosas num site, e num email ou num leitor de imagens, indica a Microsoft.



A segunda questão de segurança agora divulgada está relacionada com possibilidade facilitada de aceder aos controlos de acesso no Windows XP e no Windows Server 2003. O problema existe apenas nas versões que têm os service packs instalados. Para contornar a situação, os utilizadores poderão alterar manualmente os controlos de acesso, em alternativa à instalação dos service packs.



Além das duas falhas identificadas, a Microsoft adiantou igualmente que está a analisar a possibilidade de existência de uma outra vulnerabilidade ao nível do HTML Help Workshop, um componente do HTML Help Software Development Kit 1.4.



A gigante do software mantém parte da sua estratégia centrada na segurança e tem vindo a preparar a entrada no mercado da solução de segurança com sistema anti-vírus que, segundo o anunciado ontem, acontecerá em Junho próximo, com o lançamento do Windows OneCare Live.



A oferta, em versão beta desde o passado mês de Novembro, foi desenhada para facilitar a manutenção de segurança dos PCs mediante a combinação de capacidades de anti-vírus, anti-spyware e backup, sob um mesmo interface.



O Windows OneCare Live custará cerca de 50 dólares anuais e poderá ser instalado em até três computadores. Para os utilizadores da versão beta que subscrevam o serviço entre 1 e 30 de Abril o valor rondará os 20 dólares.




Nota de Redacção: [2006-02-09] A notícia foi corrigida em algumas referências onde o One Care era destacado como se fosse uma solução de anti-vírus. De facto, noutros parágrafos do texto percebia-se que o One Care é uma solução de segurança global, com anti-vírus, anti-spyware e backup de dados. Pedimos desculpa aos nossos leitores pelas eventuais más interpretações.




Notícias Relacionadas:

2005-10-07 - Microsoft planeia lançamento de uma suite completa de segurança para empresas este ano

2005-10-12 - Boletim de segurança da Microsoft repara 12 vulnerabilidades em Outubro

2005-07-21 - Serviço de antivirus da Microsoft disponível para primeiros testes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.