A empresa de Bill Gates apresenta hoje na Windows Hardware Engineering Conference diversos equipamentos que ligam os telefones dos escritórios às aplicações de email, instant messaging, conversações móveis e também VoIP.



Os equipamentos são fabricados por nove companhias, entre as quais a Samsung, NEC, LG-Nortel, Plantronics, Asus, GN, Polycon, Tatung e Vitelix, e vão estar disponíveis para utilização no âmbito do programa Office Communications Server 2007 e Microsoft Office Communicator 2007, ainda em fase beta, diz a empresa em comunicado.



A produção dos dispositivos está a ser acompanhada de perto pela Microsoft que, juntamente com os fabricantes, assegura que todos os requisitos de compatibilidade com o Office Communications Server e Microsoft Office Communicator são cumpridos.



Grande parte dos produtos apresentados hoje incluem ligação USB - para maior mobilidade dos trabalhadores - , entre os quais o telefone VoIP da NEC. Outros equipamentos privilegiam o vídeo ou o bluetooth, como acontece com auricular fabricado pela joint venture LG-Nortel.



Ao invés de utilizar um sistema para cada suporte, a Microsoft quer unificar todas as tecnologias numa única plataforma de forma a facilitar as comunicações empresariais. Esta estratégia, que começa agora a dar os primeiros passos, promete vir a ser uma das principais fontes de receitas da Microsoft dentro de três anos, altura em que a fabricante espera lucrar milhões de dólares neste segmento.



O Office Communications Server é a proposta da Microsoft para concorrer com os produtos de VoIP de empresas como a Cisco e Avaya. A integração do software com o Exchange 2007, por exemplo, é uma das estratégias da empresa para fazer frente à concorrência.



Notícias Relacionadas:

2007-01-18 - Primeiros produtos desenvolvidos pela parceria Nortel/Microsoft disponíveis em 2007

2006-07-19 - Microsoft e Nortel criam aliança na área das telecomunicações