A pegada global que os 8 mil milhões de habitantes do planeta estão a deixar requerem novas inovações para reverter as mudanças climatéricas e os problemas relacionados com a insegurança dos alimentos, salientou a Microsoft no roadmap publicado. Reforça que os avanços dos materiais, desde a idade da pedra ao silício moldaram o progresso humano. E agora os cientistas têm a missão de conduzir novas descobertas para resolver os problemas mais complexos que a humanidade enfrenta. E é aqui que entram os planos da gigante tecnológica para a criação do seu primeiro supercomputador quântico.
No blog da Microsoft, Chetan Nayak, vice-presidente para o hardware quântico, destacou a conclusão da primeira etapa em direção ao supercomputador quântico. E tem como objetivo “comprimir os próximos 250 anos de progresso científico na química e materiais em apenas 25”.
O Azure Quantum Elements pretende acelerar as descobertas científicas para que as organizações introduzam produtos inovadores ao mercado de forma mais rápida e responsável. O sistema vai permitir integrar as mais recentes descobertas em computadores de alta-performance, IA e computação quântica. A Microsoft tem uma antevisão privada pronta para arrancar dentro de semanas.
O Copilot também chegou ao Azure Quantum, ajudando os cientistas através do uso de linguagem natural para resolver os problemas complexos da química e materiais. Através do Copilot, os cientistas podem proceder a cálculos e simulações, visualização de dados e perguntas, recebendo respostas guiadas aos conceitos complicados. Além disso, ajuda a aprender sobre computação quântica e escrever código para os computadores quânticos atuais.
Ao Techcrunch, a Microsoft disse que ainda existem diversos objetivos intermediários a alcançar, acreditando que em cerca de 10 anos terão construído o seu supercomputador quântico. Este será capaz de executar um milhão de operações quânticas por segundo, uma nova medida que a Microsoft quer introduzir.
No seu roadmap, a gigante tecnológica mostrou como finalizou a primeira etapa da criação e controlo de Majorana qubits, considerados muito estáveis quando comparado com as técnicas tradicionais. Pela frente ainda tem mais cinco etapas até chegar ao supercomputador quântico, incluindo o hardware de proteção qubit, outra camada de proteção de hardware, a criação de um sistema multi-qubit e um sistema resiliente quantum.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários