A Microsoft comprou a id8 Group R2 Studios Inc., uma start up de automação doméstica, com o objetivo de fortalecer a divisão da Xbox com novas funcionalidades. A empresa adquirida além da especialização em domótica tem desenvolvido e registado algumas patentes na área do entretenimento caseiro.

Os R2 Studios desenvolveram uma aplicação para Android que permite controlar a iluminação e o aquecimento da casa. Mas também são conhecidos pelo desenvolvimento de tecnologia de distribuição e retransmissão de conteúdos entre vários dispositivos, entre os quais as televisões. A área da TV tem movido bastante interesse nas gigantes norte-americanas e até a Intel mostrou interesse em entrar neste mercado.

A Microsoft tem investido bastante na parte multimédia e de conteúdos vídeo na Xbox, sobretudo através do serviço Live. Os acordos estabelecidos com a Netflix e Time Warner podem agora ganhar novas formas com a integração da equipa da start up comprada. Numa fase mais avançada seria talvez possível ter a Xbox como uma central de controlo de algumas funções das casas.

Além da aquisição da empresa que foi fundada em 2011 por Blake Krikorian, a Microsoft garantiu ao mesmo tempo a aquisição de algumas patentes registadas pelos R2 Studios. O The Wall Street Journal adianta que também a Google e a Apple estavam na corrida à compra da empresa, mas foi a Microsoft quem levou a melhor. Ainda não foram revelados os valores da aquisição.

Nova Xbox a 159 dias de distância?

Entretanto o chefe da divisão Xbox Live, Larry Hyrb, colocou no blog pessoal um temporizador que está a fazer a contagem para os dias que faltam para a E3 2013. A imprensa especializada tomou a iniciativa como um sinal de que uma nova consola Xbox pode ser apresentada já este ano - mas isso não significa que fique disponível até dezembro.

Apesar da pouca força da informação mas fazendo a "matemática", é de esperar que tanto a Microsoft como a Sony apresentem as novas consolas em 2013. A Nintendo abriu a nova geração de hardware com a Wii U e certamente que as rivais não vão querer dar muito espaço de manobra à marca japonesa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.