A Microsoft já encontrou uma solução para levar o seu serviço de cloud gaming, xCloud, aos equipamentos iOS e iPadOS da Apple. Será uma solução baseada em browser de internet e chega no próximo ano. A gigante tecnológica mantém a produção da aplicação oficial do seu serviço de cloud gaming para iOS, na esperança que a Apple mude as suas políticas e permita a sua utilização.

Mas para já, a solução via browser será a forma dos utilizadores de iPhone e iPad poderem aceder ao catálogo de jogos do serviço. Phil Spencer está muito confiante em “contornar as regras da Apple” e lançar o seu serviço em iOS, referiu o patrão da Xbox ao Business Insider.

Também o serviço de cloud gaming da Amazon, o Luna, pretende lançar uma versão browser para os equipamentos da Apple. As duas empresas estão a trabalhar em conjunto para tornar essa compatibilidade possível.

Preparado para o xCloud?: Tudo o que precisa de saber sobre o serviço de cloud gaming da Microsoft
Preparado para o xCloud?: Tudo o que precisa de saber sobre o serviço de cloud gaming da Microsoft
Ver artigo

De recordar que para os diferentes serviços de cloud gaming terem autorização para ter a respetiva app na App Store da Apple, nomeadamente o xCloud, Google Stadia e futuramente o Luna da Amazon, entre outros, cada um dos títulos do catálogo têm de estar disponíveis na loja. Estes devem ser previamente analisados pela equipa que escrutina todas as apps do serviço. Ou seja, a Apple exige aos developers a submissão individual dos jogos, e depois os serviços podem criar uma app que reúna os mesmos com links individuais para os títulos, ainda que estejam a correr em cloud.

A decisão da Apple não é vista com bons olhos pelas empresas, que procuram agora contornar essa decisão. Há mesmo quem diga que a Apple criou esta barreira porque compete com o seu próprio serviço de subscrição de jogos, o Apple Arcade. Ao oferecer acesso por browser, os serviços não são escrutinados pela App Store, e dessa forma os seus utilizadores podem ter acesso a todo o seu catálogo de jogos.

Por fim, Phil Spencer refere que a versão do xCloud para os computadores com Windows 10 chega em 2021. Há meses que os funcionários da Xbox estão a testar esta versão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.