O xCloud, a nova aposta da Microsoft no mundo do cloud gaming, está disponível a partir de hoje e Portugal é um dos 22 países a estrear o serviço de jogos. Se já é subscritor do Game Pass Ultimate não terá de pagar mais para poder aceder ao catálogo de 167 títulos. O serviço tem um valor de 12,99 euros por mês e ainda inclui o Live Gold, que permite jogar online os títulos com suporte multijogador.

O acesso ao serviço é feito através da aplicação Xbox Game Pass, por enquanto apenas disponível para Android, uma vez que ainda existem alguns assuntos por resolver com a Apple. Em causa está a violação das diretrizes da App Store deste tipo de jogos no geral e, por isso, tal como estão desenhados, não podem existir no iOS.

Para além dos 10 jogos que já estavam disponíveis através da versão beta do xCloud, que incluíam Gears of War 5, Streats of Rage 4, Forza Horizon 4 ou Halo Wars 2, juntam-se agora títulos como Wasteland 3, Mortal Combat X, Resident Evil 7 Biohazard ou The Witcher 3: Wild Hunt e muitos mais que podem ser consultados no website da Xbox. A Microsoft revela que a perspetiva é de crescimento e lista de jogos vai continuar a aumentar ao longo dos próximos meses.

Clique na galeria para conhecer alguns dos títulos que fazem parte do catálogo do xCloud

O sistema é compatível com toda a arquitetura Xbox e é possível jogar com a base instalada de mais de 100 milhões de utilizadores na rede. No início de agosto, a Microsoft tinha explicado que, por exemplo, quando o muito antecipado Halo Infinite for lançado, os gamers poderão jogar entre gerações e entre diferentes equipamentos nos mesmos servidores, seja na consola, PC ou smartphone.

Anteriormente, Phill Spencer, CEO da Xbox, já tinha deixado a garantia de que “empurrar” os jogadores para a nova geração de consolas não está nos planos da empresa. Assim, mesmo quando a Xbox Series X e Series S chegarem a 10 de novembro, os jogos que serão lançados suportarão cross-play, para que possam ser jogados em plataformas e gerações diferentes, numa estratégia reforçada através da tecnologia Smart Delivery.

Como começar usar o xCloud?

Para começar a disfrutar do vasto catálogo de jogos da Microsoft, tudo o que os utilizadores com uma conta ativa do Game Pass Ultimate precisam de fazer é instalar a aplicação Xbox Game Pass e fazer a autenticação da sua conta com a subscrição ativa, como o SAPO TEK já tinha explicado no How to TEK para o teste da versão beta do serviço.

Para poder jogar na Cloud, basta selecionar a opção "Jogar", esperando depois alguns segundos para que o título escolhido seja carregado. Caso deseje, pode optar por jogar no smartphone, mas precisa emparelhar um comando por Bluetooth, seja o da própria Xbox ou o DualShock 4 da PS4.

How to TEK: xCloud já se encontra disponível em versão beta em Portugal. Saiba como testar
How to TEK: xCloud já se encontra disponível em versão beta em Portugal. Saiba como testar
Ver artigo

A velocidade das ligações à Internet é um aspeto fundamental para que tudo funcione. Se tiver uma ligação Wi-Fi rápida, a experiência será satisfatória, no entanto, caso esteja ligado através de 4G poderá notar alguns “soluços”.

Nos testes que realizamos à versão beta do serviço foi interessante notar que a xCloud funciona de forma simbiótica com a arquitetura da biblioteca da Xbox, permitindo aceder a todo o progresso e achievements de um título que tenha sido jogado no PC ou na consola, mesmo que já nem tenha o jogo instalado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.