A Microsoft lançou ontem o habitual pacote mensal de correcções de segurança, o Patch Tuesday. Nesta edição de Junho são lançados 16 boletins, que corrigem 34 vulnerabilidades.



Nove destes boletins corrigem falhas críticas, o nível mais elevado de perigo na escala usada para classificar as ameaças. Outros sete integram falhas identificadas como importantes, o nível seguinte.



Entre as nove falhas de segurança classificadas como críticas sete são identificados com um índice de exploração 1, que traduz um elevado grau de probabilidade de virem a ser explorados nos próximos 30 dias.
Entre as falhas com direito a correcção no mês de Junho estão vários problemas detectados no Internet Explorer, com a versão 9 do browser a receber a primeira correcção de segurança desde o lançamento em Abril.



São também alvo de correcções o Office (em várias versões), o Windows (XP, Vista e 7), o Silverlight 4, o SQL Server ou o Visual Studio.



A Adobe também disponibilizou o seu pacote trimestral de correcções, onde inclui correcções para falhas críticas no Flash Player (já usadas em ataques), Shockwave Player, Adobe Reader e Acrobat.



A fabricante anunciou também que vai passar a permitir a configuração de actualizações automáticas por defeito.