Na próxima terça-feira a Microsoft disponibiliza 17 boletins de segurança que corrigem 40 vulnerabilidades, naquele que será o último Patch Tuesday do ano. Neste fecho de 2010, a empresa avança com o maior número de boletins de sempre num mesmo lançamento, embora no total o número de vulnerabilidades a corrigir não seja o maior de sempre. Essa marca foi atingida em Outubro, quando foram corrigidas 49 falhas em 16 boletins de segurança.



Entre as falhas de segurança que a fabricante de software se prepara para corrigir neste último mês do ano, dois patches são classificadas como críticos, 14 são importantes e um é de relevãncia moderada. A falha crítica assume essa configuração pelo potencial de execução remota de código que encerra, podendo permitir a um atacante tomar o controlo da máquina.



As correcções a disponibilizar vão reparar falhas de segurança no Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 7, Windows Server 2008 R2 e várias versões do Office.



Neste pacote de correcções serão visados dois problemas já divulgados publicamente. Um problema ainda relacionado com o Stuxnet e uma falha no Internet Explorer, já descrita num aviso de segurança.



De sublinhar que oito das correcções propostas nos boletins de segurança programados para o Patch Tuesday de Dezembro exigem o restart das máquinas.