A Microsoft vai integrar um sistema de inteligência artificial no PowerPoint cujo objetivo é auxiliar os utilizadores na preparação das suas apresentações. A funcionalidade, que em inglês se chama Presenter Coach, pode ser evocado no modo de ensaio e fornece feedback acerca da qualidade da apresentação. Para isso, o software capta a apresentação através do microfone do computador.

Na prática, o Presenter Coach pode dar-lhe dicas sobre ritmo e as chamadas “muletas de discurso” que são utilizadas para encher o discurso entre diferentes ideias. A tecnologia também quer evitar que gagueje ou hesite muitas vezes durante a apresentação. Outra das suas preocupações passa pela promoção de uma linguagem mais inclusiva.

tek assistente virtual pp

A utilização de impropérios e insultos será prontamente identificada e o sistema será levado a sugerir que troque a palavra por alternativas menos obscenas. Adicionalmente, será sempre alertado quando passar muito tempo a ler diretamente dos slides.

No final de cada ensaio, o Coach apresenta um registo de performance, com dados estatísticos acerca da apresentação.

A Microsoft adianta que a inclusão desta funcionalidade surge depois de a empresa ter recebido feedback por parte de educadores, estudantes e outros clientes que procuravam uma forma simples de treinar as suas apresentações e habilidades para falar em público.

O Presenter Coach vai chegar à versão web do PowerPoint já no início deste verão. A integração do “assistente” nas versões desktop e mobile será feita mais tarde.