Perante os pedidos de utilizadores, a Microsoft disponibilizou um pacote de ferramentas para as empresas que quiserem bloquear a actualização automática dos sistemas operativos Windows XP com o Service Pack 2. O novo SP2 levanta ainda alguns problemas, sobretudo devido à activação automática do Firewall do Windows XP, o que poderá causar perturbações sobretudo nas redes empresariais.



A Microsoft lançou no início desta semana o SP2 para Windows XP Professional, mas atrasou por mais alguns dias a sua disponibilização através do sistema de updates automáticos, de forma a permitir que as empresas introduzissem sistemas de bloqueio a esta funcionalidade nos postos de trabalho. A empresa oferece mesmo um pacote de ferramentas que facilita essa tarefa aos administradores de sistemas.



Apesar de ser considerada uma actualização crítica pela Microsoft, o SP2 está a ser encaradod e forma cautelosa pelas empresas, que querem avaliar primeiro o impacto desta actualização nos seus sistemas. O facto da Microsoft disponibilizar o SP2 através do sistema de Windows Update e Automatic Update iria levar todos os postos de trabalho a fazer o download automático do SP2 se tivessem esta funcionalidade activada.



O kit da Microsoft permite desligar a funcionalidade de update automático por 120 dias a partir de 16 de Agosto. A partir desta data o sistema volta a funcionar com o download automático do SP2 para todos os sistemas Windows XP.

Notícias Relacionadas:

2004-08-18 - Service Pack 2 para Windows XP Home Edition disponível hoje