
A Amazon refrescou a sua linha Kindle com novos modelos de eBooks, nomeadamente o Scribe Colorsoft e o Scribe 3. Tal como indica o nome, o Kindle Scribe Colorsoft é o primeiro modelo da fabricante a adicionar um ecrã totalmente a cores. Está mais próximo de um tablet, mas a Amazon salienta que todas as cores e imagens são subtis, mais próximas da sensação de ler num papel do que os ecrãs brilhantes de um modelo convencional. Além do ecrã a cores, o equipamento inclui uma caneta digital com suporte a 10 cores e cinco tons de sombras. Os novos leitores digitais foram criados também para melhorar a produtividade dos utilizadores.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
O Scribe 3 foi redesenhado para ser mais fino e leve que a geração anterior deste segmento do Kindle. Tem um ecrã de 11 polegadas e uma espessura de 5,4 mm, desafiando as dimensões dos smartphones mais finos do mercado. O objetivo da Amazon é oferece uma experiência cada vez mais próxima do papel. O seu hardware garante uma escrita mais rápida e com melhor resposta, mas também na experiência de virar as páginas. Na apresentação em Nova Iorque, a Amazon destaca que a latência de escrita está abaixo dos 12 ms, refere no comunicado.
Veja na galeria imagens dos leitores kindle:
Os modelos suportam a importação de documentos, por exemplo, do Google Docs ou OneDrive. O que significa que deverá para os utilizadores importarem os seus próprios livros digitais e documentos para ler diretamente nos leitores digitais. Os equipamentos têm um ecrã com uma nova textura de vidro, assim como um sistema de iluminação LED na frente do display. Estas mudanças foram feitas para oferecer uma melhor experiência de escrita, mais próxima do papel. Foram também atualizados a nível do processador, com quatro núcleos e um aumento de memória.
A inteligência artificial está presente nos equipamentos, permitindo gerar sumários das notas, além de ajudar na pesquisa dos conteúdos. Através do serviço Alex+ será mesmo possível aceder ao assistente inteligente, podendo fazer perguntas sobre os conteúdos dos seus documentos e livros. Outra funcionalidade da inteligência artificial chama-se “So Far”, analisando aquilo que o leitor já leu, fazendo sumários para não perder o fio à meada, mas sem a preocupação de receber um spoiler indesejado.
Quanto a preços ao lançamento, os novos Kindle chegam primeiro aos Estados Unidos até ao fim do ano e no início de 2026 à Europa, começando por mercados como o Reino Unido e Alemanha. O Scribe 3 tem um preço a começar nos 500 dólares (ou 430 dólares para uma versão sem luzes frontais) e o Scribe Colorsoft nos 630 dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários