Um ano depois de anunciar a parceria com a Novell, a Microsoft anunciou um alargamento do acordo que une as duas empresas "nas frameworks Windows e Linux". As empresas vão estender a colaboração já existente que, a partir de agora, passará também a abranger áreas como a virtualização, gestão de standards, compatibilidade de formatos de documentos, entre outros.



No âmbito do processo, a empresa de Bill Gates afirmou que ambas as empresas estão a "trabalhar de perto" no Microsoft and Novell Interoperability Lab, em Massachusetts. Por enquanto estão a decorrer testes para assegurar a interoperabilidade entre o SuSE Linux Enterprise Server 10 e o Windows Server 2008 com o Xen.



As duas fabricantes estão também a ajudar outras empresas de software para que estas possam desenvolver produtos destinados a pessoas com necessidades especiais compatíveis com as plataformas Windows e Linux. Para isso, a Microsoft vai disponibilizar a sua especificação User Interface Automation, um framework desenhado para simplificar o desenvolvimento de produtos tecnológicos para pessoas com uma ou mais incapacidades.



A mesma empresa salienta ainda que não vai reclamar qualquer patente necessária à implementação da referida especificação, independentemente da plataforma, sejam open source ou software proprietário.



Notícias Relacionadas:

2006-11-08 - Acordo com Novell custa mais de 300 milhões de dólares à Microsoft

2006-11-03 - Microsoft e Novell planeiam compatibilidade entre sistemas operativos