A data já era esperada e o anúncio do design de referência Copilot + e dos novos computadores da Microsoft acompanha o de outras marcas, como a Dell, Asus, Acer, Lenovo e HP que anunciaram também novos equipamentos baseados nos processadores Snapdragon X Elite da Qualcomm, com arquitetura ARM. São uma nova categoria de computadores com maior integração de inteligência artificial ao nível do hardware, que também aprofunda a relação com o sistema operativo Windows e as funcionalidades do Copilot.

A Microsoft optou mesmo por manter o nome Copilot que já usa na Inteligência Artificial e adicionou um +. Mesmo assim mantém a marca Surface com que já designava os seus portáteis e tablets,  com a designação de família Copilot +, revelando a 7ª geração do Surface Laptop e a 11ª do Surface Pro.

Durante a apresentação, Yusuf Mehdi, o executivo da Microsoft para a área do Windows, adiantou que os novos computadores são 58% mais rápidos do que os MacBook Air da Apple com os processadores M3 e que a bateria vai durar pelo menos o dia todo mas sem detalhar dados. As expectativas são altas e a Microsoft diz que no espaço de um ano espera que sejam vendidos mais de 50 milhões de portáteis Copilot +.

Veja as imagens dos novos equipamentos e das funcionalidades

A inteligência é potenciada pela nova arquitetura dos processadores da Qualcomm, aliada ao GPU e a uma unidade de processamento neuronal (NPU) de grande desempenho que está optimizada para executar os grandes modelos de linguagem (LLMs), a partir da cloud, em conjunto com modelos mais pequenos, os SLMs (Small Language Models na sigla em inglês). De acordo com a informação, a capacidade de processamento consegue 20 vezes maior potência e 100 vezes mais eficiência na execução de workloads de IA.

Está previsto que as mesmas capacidades de processamento, com a arquitetura ARM, cheguem também em processadores Intel e AMD, mais isso só vai acontecer mais tarde. Para já quem domina é a Qualcomm, que tem sido uma das empresas dominantes nos desenvolvimento de processadores para a Inteligência Artificial.

Novos Surface Copilot +

Novos computadores e novas funcionalidades

O anúncio da Microsoft traz uma linha renovada de computadores Copilot+ e novas ferramentas no sistema operativo Windows com a edição de texto e  imagem, assim como a optimização de software da Adobe, Davinci Resolve e Capcut, entre outras.

Hoje a Microsoft anunciou um novo Surface Pro e um Surface Laptop, confirmando que os novos computadores Surface Copilot + da Microsoft já estão em pré venda e chegam às lojas a 18 de junho. Mas há também modelos Copilot +  da  Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung, todos anunciados hoje num evento sincronizado com a Qualcomm e integrando os processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, com o GPU Adreno.

Veja o vídeo do Surface Pro

O botão dedicado para o Copilot é um dos elementos obrigatórios, mas todos os computadores Copilot + estão otimizadas para usar o assistente digital de IA, que pode até ajudar a melhorar o desempenho do Windows. Poderá ainda contar com a nova funcionalidade Recall que traz uma memória adicional de toda a atividade registada no PC, e segurança acrescida com o Microsoft Pluton Security pré ativado.

Os dois primeiros modelos da Microsoft com Copilot + são o  Surface Laptop e o Surface Pro, seguindo a linha de design das famílias de computadores da empresa, agora com melhorias na qualidade do ecrã, nas câmaras de vídeo e na bateria. O portátil 2 em 2 Surface Pro traz um novo ecrã OLED HDR e tem um companheiro novo com o teclado Surface Pro Flex, que pode ser usado em ligação ao Surface ou afastado do equipamento.

Veja o vídeo do novo teclado Surface Pro Fex

Os novos modelos Surface estão já em pré-venda e chegam às lojas a 18 de junho. O preço definido para o Surface Pro é de 1.229 euros. Para o Surface Laptop há duas versões de dimensão de ecrã, com 13,8 e 15 polegadas, com preços a partir de 1.229 euros no modelo mais pequeno e 1.579 euros no maior.

Nota da Redação: Foram adicionadas mais informações, fotos e vídeos. Foi ainda adicionado o preço.  Última atualização 21/5/2024 16h40