Quase duas semanas depois do início das vendas da Xbox 360 nos Estados Unidos chegou finalmente à Europa a nova consola da Microsoft, a primeira da nova geração de máquinas de jogos prometidas pelas três principais fabricantes do mercado. Um pouco por todo o lado foram organizados horários especiais de venda para os fãs mais impacientes, o que aconteceu também em Portugal em algumas das lojas FNAC.

A nova consola da Microsoft pretende capitalizar as novidades tecnológicas introduzidas em relação à anterior versão no mercado, tirando igualmente partido da antecipação garantida de alguns meses em relação à PlayStation 3 da Sony e à Revolution da Nintendo. O início da comercialização, mesmo a tempo da lucrativa época de Natal, podem também contribuir para que a Microsoft garanta a venda de 3 milhões de consolas nos três primeiros meses, as únicas perspectivas reveladas pela marca.

Em Portugal a Microsoft tem por política não divulgar números de consolas vendidas, nem as expectativas de vendas para os próximos meses. Porém, Ana Carvalho, gestora de produto na Microsoft Portugal, admite que a consola poderá esgotar rapidamente.

“É natural que a consola esgote neste primeiro fim-de-semana em que as remessas são necessariamente pequenas face à procura”, explicou Ana Carvalho ao TeK.

Não foi possível saber quantas unidades tinham sido colocadas no mercado nacional, nem quais as remessas recebidas pelas principais cadeias de lojas, mas à semelhança do que aconteceu nos Estados Unidos e no resto da Europa é possível que apenas os primeiros compradores consigam levar para casa a tão cobiçada consola. Ainda esta semana um responsável da empresa tinha admitido que estavam reservadas 300 mil unidades para o mercado Europeu, um número que poderá não satisfazer a procura.

Mesmo sem adiantar números, Ana Carvalho defende que a nova Xbox 360 vai atrair os utilizadores pela qualidade, já que mais do que uma consola esta máquina é um “Media Center completo, permitindo aproveitar um sistema multimédia, um centro de entretenimento para toda a família – é perfeito para a sala de estar”.

A consola está à venda em dois modelos diferentes, um base que custa 315 euros e uma versão mais avançada, que integra um disco rígido de 20 GBytes e um controle remoto sem fios, e que tem um preço de 420 euros. O pacote fica completo com um portfólio de 15 títulos de jogos desde já disponíveis para compra.

Notícias Relacionadas:
2005-11-28 - Lançamento da Xbox 360 na Europa suportado por 300 mil equipamentos
2005-11-25 - Custo de produção da nova Xbox 40% acima do preço de mercado
2005-11-24 - Microsoft admite problemas isolados com a Xbox 360