A Microsoft comprometeu-se a investir 100 mil dólares por ano na Fundação Apache, uma das maiores organizações dedicadas ao desenvolvimento de software open-source e responsável pelo Apache Server, o servidor livre e gratuito mais bem sucedido da Web.



A notícia foi avançada pelo director Sam Ramji que deixou desde logo bem claro que esta aposta não significa que a Microsoft esteja a pensar abandonar a sua tecnologia Internet Information Services (ISS) para servidores.



Paralelamente, a empresa anunciou ainda que está a contribuir com códigos para o projecto ADObd - uma base de dados para PHP e Python - e compromete-se a oferecer especificações para Windows Server e protocolos .NET Framework livres de royalties como parte do seu esforço junto da comunidade open-source.



Se até há bem pouco tempo a Microsoft mostrava alguma hostilidade relativamente a projectos open-source, agora, a estratégia da empresa modificou-se, em parte devido às pressões dos reguladores, que, nos últimos cinco anos, já valeram à companhia multas superiores a 1,6 milhões de euros por impedir a interoperabilidade das suas aplicações com as fabricadas por outras empresas.



Notícias Relacionadas:

2008-06-17 - Microsoft junta-se ao grupo de patrocinadores do Open Source Census

2008-02-27 - UE impõe nova multa recorde à Microsoft no valor de 899 milhões de euros

2008-02-21 - Microsoft renova compromisso com interoperabilidade