Depois de um ano de diálogo, a Microsoft anunciou ontem ter chegado a acordo com a União Europeia para a introdução de algumas alterações ao serviço de autenticação online .NET Passport, com vista a compatibilizá-lo com a lei europeia de protecção de dados.



Embora as alterações surjam face às exigências europeias, serão implementadas globalmente, afirmou Matt Lambert, director da área de assuntos governamentais da Microsoft para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), citado pela News.com.



O objectivo é dar aos utilizadores do Passport mais controlo e opções sobre a forma como os seus dados pessoais são partilhados com sites parceiros do serviço, como a empresa de leilões online eBay ou o serviço de música Pressplay.



Ficou igualmente estipulado que a Microsoft terá de fornecer aconselhamento sobre a criação de passwords seguras no formulário de adesão que os futuros utilizadores preenchem, e acrescentar um link para o site sobre protecção de dados da Comissão Europeia.



Em conferência de imprensa, Jonathan Todd, porta-voz do executivo comunitário afirmou que já não parecem existir quaisquer razões para sancionar a empresa de Bill Gates. "Penso que as autoridades dos Estados-membros estão agora satisfeitas com a adaptação do sistema aos requisitos previstos na legislação europeia da protecção de dados".



De qualquer modo, foi igualmente referido que o Passport, tal como o idêntico sistema de autenticação Liberty Alliance Project, apoiado pela Sun Microsystems, continuarão a ser observados. A UE mantém ainda algumas questões pendentes acerca da protecção de privacidade com o software da Microsoft, nomeadamente dois aspectos: a comunicação de publicidade electrónica dentro do Hotmail e o uso de identificadores, este tanto no sistema .Net Passport como no Liberty Alliance Project, referiu o porta-voz.



Notícias Relacionadas:

2002-09-03 - Segurança do Microsoft Passport melhorada

2002-07-11 - Liberty Alliance prestes a lançar especificação de software

2002-05-28 - UE pode multar Microsoft por recolha de dados através do .NET Passport