A versão final do Windows Server 2008 tem lançamento marcado para o final deste ano, porém, a Microsoft já disponibilizou uma nova versão beta para os utilizadores.




O Internet Information Server 7 também já foi lançado embora o nível de adopção esperado para a plataforma seja baixo, pelo menos enquanto o Windows Server 2008 não sair para o mercado já que, por enquanto, é apenas compatível com Windows Vista.




Mesmo assim, e de acordo com os números da Netcraft, existem 2,6 mil sites a correr em Windows Server 2008, incluindo o da Microsoft. A maioria das páginas suportadas pelo sistema operativo são de "empresas que aproveitam a disponibilização do Windows Server 2008 sob uma licença Go Live" que permite a utilização do programa sem qualquer custo associado.




Esta é a primeira actualização do software desde a introdução da versão beta 3, que contabilizou 200 mil descargas, diz um porta-voz da empresa.




A Microsoft indica que o novo sistema operativo vai permitir reduzir a complexidade e aumentar a segurança na utilização do produto, eliminando a necessidade de instalar aplicações desnecessárias já que o utilizador pode optar pelas partes do Windows Server 2008 que quer instalar.




Paralelamente, a empresa de Bill Gates anunciou a segunda geração do Windows Live. Com esta actualização a Microsoft introduz duas novas aplicações na plataforma, um sistema de partilha de fotografias e um servidor de armazenamento web-based. A companhia adiantou ainda que nos próximos meses deverão ser apresentadas mais novidades para o Windows Live.




Notícias Relacionadas:

2007-04-13 - Microsoft admite erro no serviço de DNS do Windows Server