A Microsoft anunciou na segunda-feira um conjunto de novas ferramentas para criar software para telefones celulares e computadores de bolso. Mediante a introdução da segunda versão de testes da sua .Net Compact Framework, fica assim mais perto a disponibilização comercial da infra-estrutura completa de programação da Microsoft para conceber software e serviços Web para dispositivos móveis e sem fios.



Este software agora anunciado será incorporado numa versão futura do pacote de ferramentas de programação Visual Studio.Net da companhia, permitindo que os programadores empreguem pela primeira vez as mesmas ferramentas para escrever software para PCs, servidores e dispositivos móveis.



Até agora, os programadores necessitavam de comprar ou efectuar o download de pacotes separados de ferramentas de desenvolvimento para dispositivos móveis. A solução mais geral .Net Framework destinada à criação de software destinado a PCs e servidores é já integrada no Visual Studio.Net.



Ainda durante esta semana, a fabricante de software irá lançar uma versão de testes da sua suite de ferramentas Visual Studio.Net, conhecida pelo nome de código Everett, que irá incorporar a .Net Compact Framework. Enquanto que a versão final deste último pacote deverá estar concluída neste Outono, a Everett deverá ser lançada pelo final do ano ou no início de 2003.



A segunda versão de testes da .Net Compact Framework oferece resoluções de bugs e novas funcionalidades para a criação de interfaces do utilizador, como o reconhecimento de escrita manuscrita.



A .Net Framework e a .Net Compact Framework da Microsoft constituem elementos importantes do plano .Net de serviços Web da companhia. Segundo esta, a .Net simplifica a programação do Windows ao automatizar muitas das tarefas de programação de forma a que o software possa correr numa vasta gama de dispositivos.



De modo a fortalecer as suas ofertas no mercado de dispositivos, a Microsoft também anunciou na segunda-feira o lançamento de uma nova versão do seu software de base de dados móvel para dispositivos sem fios, o SQL Server CE Edition 2.0, cujo download pode ser efectuado gratuitamente através do site da Web da companhia, permitindo a recolha e armazenamento de informação.



Por outro lado, também permite aos empregados que utilizam PDAs para se ligarem às suas redes empresariais, transferirem informação, trabalharem offline e em seguida ligarem-se outra vez à rede para sincronizar os seus dados. A nova versão do SQL Server CE Edition é mais rápida que as versões anteriores e suporta a .Net Compact Framework.