A Microsoft e Snap celebraram uma parceria que resultou na integração das Snapchat Lenses no Teams. Da próxima vez que usar a app para fazer uma chamada com os seus colegas, poderá aplicar um dos 26 filtros de realidade aumentada à sua imagem e animar a reunião.

Na prática, vai poder transformar-se numa figura animada, entre outras coisas, adicionar neve virtual ao ambiente e redefinir o fundo com backgrounds virtuais.

A Snap e a Microsoft esclareceram que o leque de lentes vai ser constantemente renovado para que as opções mantenham o efeito novidade e lhe permitam surpreender os seus contactos.

Zoom e Teams com mais inteligência para transformar as reuniões online
Zoom e Teams com mais inteligência para transformar as reuniões online
Ver artigo

Para ativar uma Snapchat Lens, aceda à opção Efeitos de Vídeo e clique em Snapchat. A funcionalidade vai chegar a todos os utilizadores ao longo dos próximos dias.

Para esta integração, as empresas valeram-se do Camera Kit, da Snap. Trata-se de um kit de desenvolvimento de software que permite agilizar a implementação desta tecnologia noutras plataformas que não o próprio Snapchat.

Esta não é a primeira vez que a gigante norte-americana recorre à ferramenta da Snap, depois de, no passado, ter feito uso da mesma para aplicar outras funcionalidades de realidade aumentada à sua plataforma de vídeos educacionais, Flip.

A Snap tinha uma app de desktop que permitia usar as suas Lenses em qualquer app de videocalls, mas a empresa decidiu encerrá-la.

Importa ainda sublinhar que o Teams não é a primeira app do género a ganhar filtros de realidade aumentada. No Google Meet, por exemplo, também pode adornar-se com elementos virtuais, mudar fundos e aplicar efeitos visuais ao seu feed.