A Microsoft começou ontem a comercializar um kit que integra um teclado e um rato sem fios baseados na tecnologia wireless Bluetooth, juntamente com um dispositivo que permite ligar computadores a vários equipamentos electrónicos sem ser necessário utilizar cabos, noticiou a agência Reuters.

Segundo alguns analistas, este pacote poderá trazer algum novo vigor ao Bluetooth, um padrão emergente destinado a eliminar os fios em ligações sem fios de curto alcance. A gigante de software vai comercializar o kit a um preço de 159 dólares (162 euros). No pacote, virá um teclado, um rato e um dispositivo transmissor de sinais rádio que se liga à parte detrás de um PC desktop ou de um portátil para receber e transmitir dados.

O teclado e o rato funcionam apenas com computadores que utilizam o sistema operativo Windows XP da Microsoft, mas o dispositivo transmissor pode ligar-se a outros aparelhos Bluetooth, como impressoras, telemóveis e PDAs.

Desde há algum tempo que a indústria promete que a tecnologia Bluetooth irá eliminar a pilha de fios associada aos computadores. Mas, três anos depois de a Microsoft e outras empresas do sector terem criado um grupo formal para promover padrão, a tecnologia ainda não se massificou.

De acordo com a empresa de estudos de mercado International Data Corp. (IDC), ainda vai demorar mais alguns anos para que tal aconteça. No ano passado, foram vendidos 76 milhões de dólares (77,47 milhões de euros) em chips de comunicação baseados no padrão, com base numa previsão de Julho da IDC, estimando esta mesma empresa que este montante ascenda aos 495 milhões de dólares (504,58 mil milhões de euros) durante este ano.

Os analistas desta companhia prevêem que as vendas de chips Bluetooth alcancem os dois mil milhões de dólares (2,03 mil milhões de euros) em 2005 e 2,6 mil milhões de dólares (2,65 mil milhões de euros) em 2006, o que representa um grande passo atrás em relação às previsões divulgadas em Setembro de 2001 pela IDC que apontavam para um mercado de 2,5 mil milhões de dólares (2,55 mil milhões de euros) em 2004.

Notícias Relacionadas:
2002-09-22 - Microsoft ataca mercado de redes domésticas sem fios
2001-04-04 - Bluetooth e Windows XP não são compatíveis
2000-06-14 - Bluetooth nos computadores pessoais