A Microsoft quer tornar a programação uma atividade acessível a todos. Na mais recente conferência Microsoft Ignite, Satya Nadella, CEO da gigante tecnológica, anunciou uma série de atualizações e de novas ferramentas direcionadas especialmente para facilitar a vida de quem fazer uma aplicação, mas não é muito fluente em linguagens de código.

A Power Virtual Agents, por exemplo, é uma das novidades e permite a criação de um chatbot sem a necessidade de programá-lo “de raiz”, avança a Tech Crunch. A ferramenta promete ajudar empresas a desenvolver facilmente os seus próprios bots, os quais podem ser utilizados para guiar novos funcionários pela experiência de trabalho que se prepara, ou para responder a questões do público. Embora ainda esteja na fase beta de testes, a Power Virtual Agents estará disponível a partir de 1 de dezembro deste ano, indica a empresa em comunicado à imprensa.

As novas ferramentas fazem parte da Power Platform, a plataforma de programas lançada em maio deste ano, tal como noticiado pela CNBC.  Através da PowerApps, por exemplo, até mesmo quem não é um “pro” em programação poderá encontrar uma solução à medida das necessidades da sua empresa. A ferramenta foi atualizada e conta com a introdução de mais possibilidades através da IA da Microsoft, a qual inclui agora um algoritmo que permite às aplicações criadas detetar diferentes línguas e compreender texto escrito manualmente.

De acordo com o CEO da Microsoft, em entrevista à Quartz, até 2030 haverá uma notória falta de programadores. Assim, segundo Satya Nadella, torna-se cada vez mais necessário democratizar o acesso à tecnologia, uma missão que deve ser um dos objetivos das empresas tecnológicas.