Chama-se Outlook Live e é o primeiro componente do Office que a MIcrosoft disponibiliza ao público mediante o pagamento de uma subscrição. Por 59 dólares ao ano, o novo serviço fará a ponte entre as contas do Hotmail e do MSN, permitindo igualmente o acesso às caixas de correio profissionais geridas pelo Exchange, o software servidor de messaging da gigante do software, que numa próxima versão comportará também voice mail, adiantou ontem a fabricante.



A subscrição do Outlook Live inclui uma conta de email com 2 GB de capacidade de armazenamento e a possibilidade de envio de mensagens com até 20 MB em ficheiros anexos. Além de sincronizar as alterações registadas no Outlook com o servidor do Hotmail, o novo serviço pago da Microsoft inclui igualmente ferramentas anti-spam e anti-vírus.



Inicialmente, o Outlook Live estará apenas disponível nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mercados onde se promove, até 19 de Abril, uma campanha de adesão que baixa a subscrição anual para os 44,95 dólares. Numa fase posterior, a intenção da Microsoft passa pelo alargamento do mesmo aos países que registem uma taxa de acesso doméstico em banda larga elevada.



O produto que a gigante da informática está agora a lançar é idêntico à funcionalidade Outlook Connector, integrada no serviço MSN Premium, que custa 9,95 dólares por mês. Contudo o Outlook Connector não inclui uma cópia do Outlook.



Futuro Exchange integrará correio de voz


A Microsoft deu ontem a conhecer o product roadmap do Exchange, mostrando a intenção de transformar o seu software servidor de correio electrónico numa plataforma unificada de messaging. A fabricante revelou que a aplicação Exchange Edge Services - antes entendida como um lançamento separado - integrará as futuras versões do Exchange, já a partir do Exchange Service Pack 2, com data de disponibilização marcada para a segunda metade de 2005.



Originalmente, estava previsto que os Exchange Edge Services - uma série de tecnologias para bloqueio de spam em gateways de correio electrónico - seriam lançados separadamente este ano. No que integrará o Exchange Service Pack 2 inclui-se o suporte para o sistema de autenticação de email Sender ID.



O restantes serviços Exchange Edge serão adicionados à próxima versão do Exchange, a que foi atribuído o nome de código Exchange 12, esperado para 2006 ou 2007, segundo o adiantado pela Microsoft. Com o Exchange 12 a fabricante promete uma plataforma simplificada para email, voz, correio e fax.



Notícias Relacionadas:

2004-09-07 - Hotmail vai cobrar importação de mensagens para Outlook

2003-07-01 - Código de Microsoft Exchange Server 2003 enviado para produção