A versão final da plataforma de desenvolvimento que permitirá aos programadores desenvolverem aplicações para o novo Windows Phone 7 vai estar disponível a partir de 16 de Setembro. A data foi confirmada pela Microsoft, que tem vindo a disponibilizar betas do pacote de ferramentas desde o mês passado.



Uma versão final do kit em Setembro, diz a empresa, acolhe a expectativa de assegurar um leque variado de aplicações para a nova versão do Windows para smartphones, a tempo do período de festas natalícias.



A fabricante de software revelou ainda que desde que disponibilizou a primeira beta do pacote de ferramentas já registou 300 mil downloads, um número significativo tendo em conta a expressão da primeira loja de aplicações promovida pela empresa.



A Microsoft publicou ainda uma actualização à política de utilização da Loja de Aplicações. Nas próximas semanas promete acompanhar o processo de certificação para um número limitado de aplicações, a fim de ajudar a evitar habituais complicações no carregamento das Apps e garante estar também a trabalhar em melhorias no portal de desenvolvimento, reflectindo o feedback da comunidade.



Tudo na contagem decrescente para a chegada do novo Windows Phone 7, que já conta com o apoio de vários fabricantes e que promete dar novo fôlego à Microsoft no mercado móvel.



Os primeiros telemóveis com a nova versão da plataforma móvel de software devem ser lançados em Outubro na Europa, para onde se antecipa uma estreia em primeira mão.