(Actualizada) Uma semana depois de ter garantido que a versão final surgiria em breve, a Microsoft anuncia que o seu Microsoft Security Essentials está completo e testado e que está disponível para download a partir desta terça-feira. A versão portuguesa só está disponível no início de 2010.

A Microsoft tem vindo a ser pressionada para aumentar a segurança dos seus sistemas operativos, que estão entre os principais alvos dos hackers. Ainda esta semana um grupo publicou um novo código de ataque que explora uma falha crítica do windows, que pode dar origem a uma nova vaga de worms.

"Aos oferecermos esta solução anti-malware gratuitamente (…) estamos aptos a melhor endereçar as necessidades de segurança criadas pelo crescimento explosivo dos PCs nos mercados emergentes e pela subida rápida da incidência do malware a nível global, removendo algumas das barreiras ainda existentes para que os consumidores tenham uma protecção de qualidade", referiu um porta-voz da Microsoft, citado pela imprensa internacional.

Os planos de lançamento de uma solução de segurança por parte da gigante da informática foram anunciados em Novembro de 2008, com a empresa a disponibilizar a versão de testes do Security Essentials no passado mês de Junho.

O produto, de acesso gratuito, pretende dar protecção contra vírus e outros problemas de segurança e, segundo defende a Microsoft, será uma forma de reduzir o número de utilizadores que continua a não usar qualquer tipo de solução contra as ameaças online.

O Security Essentials é, nas palavras da empresa criada por Bill Gates, "o primeiro produto de segurança da Microsoft a fazer uso do novo Dynamic Signature Service, uma tecnologia que ajuda a assegurar a protecção dos consumidores face aos vírus que vão circulando sem obrigar a aguardar pelos próximos downloads agendados".

A solução antivirus apresenta-se em oito línguas, estando disponível para 19 mercados: Austrália, Austria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Suiça, Reino Unido e estados Unidos.

A versão portuguesa só será disponibilizada no início de 2010.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a confirmação de que o Security Essentials só estará disponível em português no início de 2010.