A nova versão da suite de produtividade Office, da Microsoft, para a plataforma Mac começa hoje a ser comercializada. Ao fim de quatro anos de desenvolvimento e muita expectativa por parte dos utilizadores Macintosh, o Microsoft Office 2008 Mac vem introduzir o aguardado suporte nativo para processadores Intel, uma maior compatibilidade com servidores Exchange em ambientes Windows e suporte para os novos formatos Open Office XML da Microsoft, tudo isto englobado numa aplicação apurada e mais eficaz, contando com um interface que soube fazer a síntese entre o Ribbon, o novo interface do Office introduzido pela versão 2007 para Windows, e as particularidades do universo Macintosh.

A suite inclui as aplicações Word, Excel, Powerpoint e Exchange, com cada uma delas a beneficiarem dos esforços de desenvolvimento da Mac Business Unit da Microsoft. Entre as novidades mais notórias encontra-se a mini-aplicação My Day, que funciona como um interface minimalista do Exchange, alertando o utilizador para eventuais compromissos e afazeres, emails por ler, etc. O Exchange irá também incluir pela primeira vez um Project Center, com funcionalidades semelhantes ao seu homónimo Windows, para gestão de equipas e projectos e toda a aplicação vai beneficiar com uma integração melhorada em servidores Exchange.

O Word introduz um novo interface com uma usabilidade melhorada e uma vista especializada para paginação, beneficiando da livraria de gráficos SmartArt Graphics, disponível em todas as aplicações da suite. Outra vista que constitui uma novidade é o Notebook Layout, permitindo anotações rápidas e agrupadas por temas ou com ligações entre si.

O Excel inclui um novo tutorial para a construção passo-a-passo de fórmulas complexas, o Formula Builder, bem como templates dedicados a uma utilização pessoal, incluindo planeamento financeiro, tabelas de despesas, etc.

O Powerpoint disponibiliza novos gráficos e novos estilos de apresentação, incluindo a possibilidade de exportação das apresentações, em formato de vídeo, directamente para um iPod ou iPhone.

Com o lançamento do Microsoft Office 2008 Mac, os utilizadores Macintosh passam também a usufruir da reestruturação do site Mac da Microsoft. O novo Mactopia permite acesso aos últimos downloads Microsoft para Macintosh, num ambiente gráfico em consonância com o novo Office.

O Microsoft Office 2008 Mac está disponível a partir de hoje, em Portugal e no resto do mundo, em três versões com diferentes públicos alvo.

A versão Home and Student Edition tem um preço especial para educação e utilização doméstica e inclui as aplicações principais da suite, incluindo Word, Excel, Powerpoint e Exchange. O preço de venda recomendado é de 153,90 euros.

A versão Standard inclui todas as funcionalidades e aplicações principais da suite e acrescenta interoperabilidade com servidores Exchange, para além de incluir scripts específicos do Office para a aplicação Automator, da Apple. O preço de venda recomendado é de 605,90 euros.

A versão Special Media Edition acrescenta à versão standard a aplicação Microsoft Expression Media, para gestão de grandes bibliotecas de ficheiros, espalhadas por diversos meios. O preço recomendado desta versão é de 756,90 euros.

Notícias Relacionadas:

2007-08-03 - Office 2008 para Mac com lançamento adiado para o próximo ano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.