
A Microsoft pode estar a considerar o desenvolvimento e lançamento de uma versão do Office para Linux. A motivação da gigante norte-americana pode estar na viabilização comercial que a suite de produtividade poderia ter junto dos utilizadores do sistema operativo open source.
O site ExtremeTech esteve no Encontro Europeu dos Programadores Free Open-Source (FOSDEM) na Bélgica e recebeu indicações de que a Microsoft estava a ponderar a entrada num novo ecossistema. Ao mesmo tempo a tecnológica faria uma aproximação a novos utilizadores e sobretudo a novos programadores.
A acontecer, a chegada do Office às distribuições Linux está prevista para 2014 e só depois de ter chegado primeiro numa versão para dispositivos Android. Como terá revelado uma fonte no congresso, o sistema operativo da Google como é baseado em Linux, a maior parte do trabalho de adaptação já estaria feito, pelo que o próximo passo seria o Ubuntu e as restantes distros.
A maturação que as distribuições Linux têm conhecido ao longo dos últimos anos e a chegada aos dispositivos móveis são outros fatores que estão a fazer os responsáveis pela Microsoft ponderar a expansão para novas plataformas.
Em termos lógicos os relatos fazem sentido, mas é preciso analisar outra parte. O número de utilizadores Linux, privados ou empresariais, não é significativo quando comparado com a concorrência, e as suites de produtividade que por norma são utilizadas são também elas open source - como o Libre Office que hoje lançou a versão 4.0 do software.
Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários