A Microsoft pode estar a considerar o desenvolvimento e lançamento de uma versão do Office para Linux. A motivação da gigante norte-americana pode estar na viabilização comercial que a suite de produtividade poderia ter junto dos utilizadores do sistema operativo open source.

O site ExtremeTech esteve no Encontro Europeu dos Programadores Free Open-Source (FOSDEM) na Bélgica e recebeu indicações de que a Microsoft estava a ponderar a entrada num novo ecossistema. Ao mesmo tempo a tecnológica faria uma aproximação a novos utilizadores e sobretudo a novos programadores.

A acontecer, a chegada do Office às distribuições Linux está prevista para 2014 e só depois de ter chegado primeiro numa versão para dispositivos Android. Como terá revelado uma fonte no congresso, o sistema operativo da Google como é baseado em Linux, a maior parte do trabalho de adaptação já estaria feito, pelo que o próximo passo seria o Ubuntu e as restantes distros.

A maturação que as distribuições Linux têm conhecido ao longo dos últimos anos e a chegada aos dispositivos móveis são outros fatores que estão a fazer os responsáveis pela Microsoft ponderar a expansão para novas plataformas.

Em termos lógicos os relatos fazem sentido, mas é preciso analisar outra parte. O número de utilizadores Linux, privados ou empresariais, não é significativo quando comparado com a concorrência, e as suites de produtividade que por norma são utilizadas são também elas open source - como o Libre Office que hoje lançou a versão 4.0 do software.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.